Melhores Produtos

Ovos de Páscoa 2023: veja as melhores opções para presentear!

Ovos de Páscoa 2023

O feriado de Páscoa está chegando! E, com certeza, à esta altura, você já deve estar pensando nos deliciosos ovos de páscoa para presentear as pessoas que você gosta nesta data tão especial.

As opções de ovos de Páscoa 2023 estão ainda variadas, desde trufados, de colher, infantis, caseiros, isto é, dos mais diferentes tipos, sabores e preços. A cada ano, as marcas mais consagradas de chocolate apresentam novidades de encher a boca d’água, com lançamentos dedicados aos mais diversos públicos apaixonados pela especiaria.

É possível encontrar ovos de Páscoa 2023 com temas sobre cinema para os chocólatras que não perdem um lançamento nas telonas e na TV, personagens de desenhos animados para as crianças, sobre futebol e muitos outros. Mas, afinal, quais serão as novidades para o próximo ano?

Continue a leitura deste artigo e descubra quais são as melhores opções de ovos de Páscoa 2023 para deixar o seu feriado ainda mais divertido e gostoso!

Veja também:

Origem da Páscoa

Ovos de Páscoa 2023

A Páscoa é um feriado comemorado após a Quaresma no calendário cristão e considerado uma das celebrações mais importantes do Cristianismo. Para os cristãos, essa data simboliza a paixão e ressurreição de Jesus Cristo, o salvador de toda a humanidade.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a Páscoa já existia antes mesmo do nascimento de Cristo. Apesar de ter sido adotada pela tradição cristã, na realidade, a comemoração tem a sua origem judaica.

Diz-se que essa data surgiu para comemorar o êxodo dos israelitas do Egito, quando estes foram libertados, deixando de ser escravos. Sendo assim, a palavra Páscoa surgiu da palavra hebraica pessach e quer dizer passagem.

A origem do feriado pascoalino ainda possui outras versões para o seu surgimento. Algumas tradições ainda acreditam que ele remonta a períodos ainda mais antigos, quando, durante os rituais pagãos das tribos europeias, a deusa da primavera Eostre era adorada.

Por isso, reza a lenda que a palavra em inglês Easter, que significa Páscoa, teria sido inspirado justamente nesta deusa.

Por que coelho da Páscoa?

Ovos de Páscoa 2023

O coelhinho da Páscoa é um dos símbolos do feriado religioso e tem grande importância especialmente para as crianças, que acreditam que este animalzinho mágico seria o responsável por entregar os ovos de Páscoa para elas. Mas, afinal, por que coelho da Páscoa? E por que essa associação com ovos da Páscoa, se esse animal sequer coloca ovos?

De acordo com estudiosos, a introdução do coelho como símbolo da Páscoa na cultura ocidental aconteceu por volta do ano de 1700, trazida pelos alemães. Na realidade, o animal inicialmente não era um coelho, mas sim um lebre, muito parecido com ele.

O lebre era considerado um símbolo de fertilidade, graças ao seu excelente poder reprodutivo. Naquele período, essa qualidade era muito valorizada, por conta da maior taxa de mortalidade entre os seres humanos.

Outra versão para a origem do coelhinho da Páscoa tão adorado pelas crianças é que ele era, na verdade, um pássaro que pertencia à deusa da primavera Eostre que, como falamos anteriormente, mais tarde, veio a dar o nome em inglês (Easter) à festividade.

Reza a lenda que ele teria se transformado em um roedor, mas nunca deixado para trás o espírito original de pássaro. Por causa disso, ele sempre mantinha um ninho com ovos, mesmo tendo virado um mamífero.

Veja também:

E de onde surgiu a tradição dos ovos de Páscoa?

Ovos de Páscoa 2023

A crença mais difundida sobre o surgimento dos ovos de Páscoa é a de que os povos antigos o associavam ao início da vida. Portanto, até os dias de hoje, os ovos de Páscoa simbolizam vida nova, renovação, tal como o sentido do feriado de Páscoa em si.

Após a morte de Cristo, veio a passagem para a ressurreição e a vida. No entanto, a tradição de entregar ovos de Páscoa decorados já existia mesmo antes do Cristianismo. Os povos antigos tinham o costume de presentear os amigos ou familiares com ovos de galinha pintados como forma de desejar fartura e bonança nas colheitas que viriam.

Anos depois, com o Cristianismo, a tradição era pintar os ovos de vermelho em alusão ao sangue de Cristo, derramado em sua crucificação, e presentear aos amigos ou familiares durante a Páscoa, comemorando a sua ressurreição.

Foi somente por volta do século XVIII que surgiram os deliciosos ovos de chocolate, junto com a descoberta do cacau e introdução desse alimento na Europa. A venda em sua forma industrial, por sua vez, só teve origem no século XIX.

Tipos de ovos de Páscoa 2023 para dar de presente

Ovos de Páscoa 2023

Atualmente, os ovos de Páscoa já são consumidos em larga escala por todo o planeta, em diferentes tradições. Com isso, vários tipos surgiram ao longo da história. Veja, a seguir, quais são os tipos de ovos de Páscoa 2023 favoritos do momento para você presentear a família e amigos!

Ovo de Páscoa clássico

Essa é a versão tradicional do ovo de Páscoa. Ela é feita com chocolate branco, ao leite, meio amargo, com bolinhas crocantes, etc. Esse tipo de ovo de Páscoa pode ter recheio ou não. Isso vai depender da marca e do gosto de cada pessoa.

Ovo de Páscoa de colher

O ovo de Páscoa de colher é uma das versões dessa guloseima favoritas entre o público nos dias de hoje. Isso porque o ovo em si deixou de ser o foco principal na hora da degustação e, em vez disso, a sobremesa ganhou vários tipos diferentes de recheios.

Ele pode ser comprado ou feito em casa. E o mais divertido é poder saborear os mais variados recheios, desde brigadeiro, cereja, beijinho, marshmallow, chocolate branco, etc. Basta dar asas à imaginação!

Ovos de Páscoa 2023

Ovo de Páscoa trufado

Já o ovo de Páscoa trufado é um dos mais caros, devido ao seu maior trabalho na produção. Trata-se de um produto com bastante recheio, que é feito como tivessem dois ovos na mesma forma.

Por ser mais caro, ele também é mais delicioso em relação às demais versões e, é claro, um dos mais procurados entre os ovos de Páscoa 2023.

Ovo de Páscoa gourmet

Trata-se de um ovo de Páscoa muito parecido com o tradicional, só que feito com chocolates refinados e mais caros.

A principal diferença entre o ovo de Páscoa clássico e o gourmet está na apreciação dos chocolates, que são mais sofisticados e, ainda, nos recheios, que são feitos a partir de ingredientes da alta culinária.

Sem dúvidas, é um presente que qualquer pessoa vai adorar ganhar entre as opções de ovos de Páscoa 2023!

Ovo de Páscoa infantil

O ovo de Páscoa infantil, obviamente, é menor em relação aos demais ovos de Páscoa de que nós listamos aqui, para o melhor consumo das crianças.

E se antes eles vinham somente no formato tradicional, apenas com brinquedos dentro para presentear os pequenos, hoje em dia, eles podem ser encontrados em outras diversas formas, desde de cenouras de chocolate, coelhos de açúcar, estrelas, flores, etc., tudo para agradar a criançada!

Comentar