A bola de ginástica é uma excelente opção para quem está buscando fortalecer a musculatura das pernas e do corpo de uma maneira geral. Disponíveis em diferentes tamanhos, é fundamental saber escolher qual a mais indicada para a sua prática. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre essa bola e como escolher a sua corretamente.
Antes de efetuar a compra de uma bola desse tipo é muito importante saber as suas medidas corporais, para que seja possível determinar qual tamanho é a mais indicada para você. Saber a pressão que ela suporta e se é confortável para a realização dos exercícios também são informações importantes que devem ser verificadas.
A princípio essas bolas devem ser bem resistentes para suportar a pressão que sofrerão. Portanto, verificar a idoneidade do fabricante e os materiais utilizados, se são duráveis ou não deve ser o começo de tudo na hora da coleta de informações e da escolha da bola de ginástica.
Resumo do Post
O que é uma bola de ginástica e quais as suas vantagens e desvantagens?
Pode ser que você encontre a bola de ginástica também com outros nomes, como bola de exercícios, de Pilates ou suíça. Essas bolas nada mais são do que bolas infláveis de plástico que auxiliam na prática de atividades físicas.
Elas podem ser utilizadas para a realização de abdominais, alongamentos e outros exercícios de fortalecimento. São recomendadas tanto para as crianças, quanto para os idosos.
Encontra-se disponível no mercado em diferentes tamanhos, materiais e cores. Saber escolher a melhor bola de ginástica é a garantia de que nenhum acidente possa acontecer durante a prática dos exercícios.
4 critérios que devem ser seguidos na hora de escolher a sua bola de ginástica
1 – Preste atenção no material que essa bola foi confeccionada
A maioria dos modelos de bola de ginástica são confeccionados em PVC. Esse material é ultra resistente, atóxico e totalmente elástico. Isso permite que a bola seja mais durável e tenha uma segurança muito maior quando for utilizada.
Antes de adquirir a sua bola, confira as principais especificações sobre o produto. Dessa maneira, os exercícios podem ser realizados de modo seguro. Uma bola para ser considerada de excelente qualidade, deve suportar até 300 kg.
Para testar essa bola você deve enchê-la, de modo ela não fique totalmente completa de ar. Em seguida, sente-se sobre ela e confira a sua resistência em relação ao seu peso, enquanto se movimenta.
2 – A altura influencia na escolha do tamanho
Existem diversos modelos no mercado e cada bola de ginástica possui diâmetros diferentes. Então, é fundamental que a sua bola seja proporcional a sua altura. Desse modo, seus exercícios podem ser executados tranquilamente, sem nenhum imprevisto desagradável em relação a sua saúde.
3 – Procure conhecer os tipos de bolas que existem
Hoje em dia, é possível que você encontre mais de um tipo de bola de ginástica. Abaixo listamos 3 tipos diferentes para você conhecer e escolher a sua, veja:
- Bola de ginástica com alças: esse tipo de bola é mais recomendada para os praticantes iniciantes ou que possuam uma idade mais avançada. Suas alças ajudam como apoio e estabilização do tronco;
- Bola de ginástica tradicional: essa é aquela bola tradicional, sem nenhum tipo de alça ou apoio. Esse modelo é mais recomendado por quem já tem mais experiência e equilíbrio. Os exercícios nesse tipo de bola são mais direcionados às pessoas que precisam corrigir a postura e tonificar os músculos de uma maneira geral;
- Meia bola de ginástica: essa bola de ginástica na verdade é uma meia bola, pois ela possui apenas a metade de uma. Ela é excelente para a execução dos exercícios que devem ser feitos no solo, principalmente os abdominais.
4 – Qual a finalidade da sua bola de exercícios?
Os benefícios da prática de atividade física com a bola de ginástica são infinitos. É nítida a melhora na saúde física e também mental. Utilizando esse tipo de bola é possível praticar abdominais, flexão com as pernas suspensas, prancha isométrica entre tantos outros exercícios.
Essas bolas são muito usadas dos exercícios de fisioterapia para promover a recuperação dos movimentos. Além disso, são bolas que podem ser usadas tranquilamente em sessões de hidroterapia.
Com tantas opções de uso assim, você precisa ter bem claro na sua mente, para que você está comprando uma bola desse tipo. Qual a modalidade que ela será usada? Com essas informações claras, basta adquirir a sua.
Vale ressaltar, que um profissional de Educação Física é fundamental para a definição dos exercícios com segurança, pois ele é capacitado para isso.
Confira 3 modelos e marcas de bola de ginástica e escolha a sua
1 – Bola de ginástica da marca Ziva modelo Essentials Core-Fit Ball
A marca Ziva já está presente em mais de 59 países, só no Brasil já são mais de 9 anos. Esse modelo Core-Fitt Ball foi criado para dar mais autonomia ao praticante, pois oferece ergonomia e diferentes funcionalidades.
É confeccionada com os materiais de primeira linha e segue todos os padrões e especificações olímpicos. Graças as suas paredes revestidas em PVC com camadas grossas, consegue suportar até 300 Kg de impacto. Os exercícios podem ser feitos com total segurança por causa de seu sistema anti estouro. Garantindo assim, a execução de exercícios mais intensos e pesados.
2 – Bola de ginástica da marca LiveUp Sports modelo cinza
Esse modelo da LiveUp Sports é uma excelente bola de ginástica para quem está procurando segurança e conforto para as suas práticas de exercícios.
Sua fabricação é em látex e possui cerca de 65 centímetros de diâmetro, suportando até 200 kg tranquilamente. Possui um sistema anti-estouro super resistente.
3 – Bola de ginástica da marca LiveUp modelo Overball LS3225
Essa bola de ginástica também é da mesma marca que o modelo anterior. Ideal para diferentes práticas de esportes, principalmente de Yoga e Pilates. Confeccionada em PVC, possui um diâmetro de 25 centímetros, o que a torna resistente e altamente durável, além de possuir um sistema anti-estouro.
Essa bola de ginástica pode ser transportada facilmente e o enchimento deve ser feito com a utilização de um canudo que a acompanha. Se tornando apta para uso imediatamente.
Comentar