Esporte e Lazer Melhores Produtos

Colchonete para treino: como usar e qual comprar?

Colchonete para treino

O colchonete para treino é um dos acessórios mais importantes na prática da atividade física que exige o contato com o solo. Sua função principal é a de proteger o corpo, enquanto você faz alongamentos, abdominais ou qualquer outro tipo de ginástica localizada.

Existe uma variedade muito grande de marcas e produtos no mercado e a dica para não errar é escolher àquele que você acha mais adequado para o seu corpo. Acompanhe nossas informações e conheça alguns critérios fundamentais que você deve verificar, antes de comprar o seu colchonete.

Para que o colchonete para treino exerça a sua função de proteção contra lesões, ele precisa ser durável, prático e principalmente funcional. Um colchonete específico para atividades físicas, geralmente é confeccionado com um material muito mais resistente, com uma espessura de espuma mais grossa e densa.

Portanto, evite colchonetes que sejam muito finos, pois podem não suportar o peso do seu corpo e consequentemente não te protegem de lesões.

Colchonete de treino: o que é e para que serve?

O colchão que possui uma espessura com menos de 15 centímetros é chamado de colchonete. É muito utilizado em diferentes situações, mas mais popular na prática de atividades físicas dentro ou fora das academias.

Geralmente esses colchonetes possuem uma espessura mais fina para que seja fácil de guardar e transportar. Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos e confecções diferentes de colchonetes. Alguns inclusive possuem uma densidade maior, porém com uma espessura ainda relativamente baixa, muito ideal para a prática de atividades físicas diversas e pesadas.

O tecido que reveste os colchonetes geralmente são de fácil limpeza e totalmente impermeável.

A função dos colchonetes para treino é principalmente proteger o corpo do contato com o solo nas atividades físicas, oferecendo isolamento térmico e evitando possíveis lesões. Dessa maneira, é muito comum à sua utilização em diversas práticas como yoga, alongamento, abdominal, etc.

Conheça algumas vantagens

  • Diminuir os impactos que a atividade física pode ter no solo;
  • Proteger as articulações e ossos;
  • Produto flexível que pode ser usado em diferentes situações;
  • Limpeza fácil e simples;
  • Leve;
  • Facilidade de ser armazenado.

Conheça algumas desvantagens

  • Nem todas as marcas possuem a mesma qualidade e eficiência da espuma;
  • Nem sempre você vai encontrar a espessura desejada.

Critérios para a compra de um colchonete para treino

Vendo de longe, os colchonetes até parecem iguais, mas na verdade não são. Existem algumas variáveis que devem ser conferidas antes da aquisição do colchão, pois elas que diferenciam um do outro.

Listamos a seguir alguns critérios que você pode adotar quando for comprar o seu colchonete para treino. Confira a seguir:

Verifique a densidade

A densidade da espuma é o que determina a capacidade do colchonete de aguentar um determinado peso. Fique atento a essa densidade para que a espuma não deforme quando você estiver em cima do colchonete praticando alguma atividade física.

Uma densidade maior do colchão, torna-o mais equilibrado, ou seja, nem muito duro, nem muito mole.

Com essa informação fica fácil escolher o melhor colchonete, pois quanto mais espuma, mais conforto na prática de treinamentos mais pesados no chão.

Colchonete para treino

Tipo de revestimento do colchonete

Esse é um outro fator importante e que deve ser observado na hora da compra. Leve em conta tanto o revestimento interno, como externo desse colchonete.

Para uma maior segurança, busque um revestimento mais resistente, impermeável, fácil de limpar e antiaderente, para que você não escorregue quando transpirar.

Geralmente, a maioria dos revestimentos dos colchonetes são:

  • Napa;
  • Corino;
  • Poliuterano;
  • Corvin;
  • E bagum.

Esses materiais são semelhantes ao couro dos animais, por isso possuem uma resistência muito grande e impermeável tanto para o suor e água.

Confira a espessura

A espessura dos colchonetes pode variar entre 2 a 12 centímetros e esse fator também deve ser analisado, antes da compra.

Para encontrar o conforto necessário, você deverá conferir qual a densidade e a espessura desse colchonete juntos.

É importante deixar claro que é possível encontrar um colchonete com uma densidade de 80 com apenas 2 centímetros de espessura. Portanto, não se atente apenas ao tamanho do colchonete. Aliar a espessura e a densidade é fundamental para o conforto.

Um colchonete mais fino é mais fácil de transportar, pense nisso e veja quais são as suas necessidades.

Medidas

Para ter mais conforto e proteção durante a prática é importantíssimo que você escolha um colchonete com um tamanho adequado para as suas necessidades.

Pessoas com menos peso e com estatura baixa, os colchonetes pequenos são os mais recomendados. As medidas deles geralmente são de 90 centímetros de comprimento e 40 centímetros de largura.

Para as pessoas mais altas e com medidas corporais maiores, um colchonete com medidas maiores são os mais indicados. As medidas são geralmente de 1,50 de comprimento e 60 centímetros de largura.

Mas, fique atento, pois existem alguns colchonetes com outras medidas tanto para mais, quanto para menos. A dica é escolher o colchonete que atenda e seja útil nos seus exercícios.

Conheça 3 modelos de colchonete para treino

1 – Colchonete para treino da marca Muvin densidade 80

Esse colchonete da marca Muvin com densidade 80 é totalmente atóxico, leve e pode ser lavável por causa do seu material de revestimento em PVC.

Suas dimensões são bem agradáveis, possuindo 55 centímetros de largura, 3 centímetros de espessura e 95 centímetros de comprimento.

2 – Colchonete de tecido emborrachado da marca Kikos

Esse colchonete para treino revestido com tecido emborrachado da marca Kikos é ótimo para quem busca segurança durante a prática. Com aproximadamente 5 centímetros de espessura, possui 150 centímetros de comprimento e 60 centímetros de largura.

É um colchonete ideal para as atividades físicas que possuem um contato direto com o solo. Não é um colchonete que pode ser dobrado e seu revestimento é todo em PVC e com espuma de dimensão alta.

3 – Colchonete para treino de ginástica da marca AX Esportes

Esse colchonete da marca AX Esportes é pequeno e muito fácil de ser guardado e transportado. Com medidas de 90 centímetros de comprimento e 40 centímetros de largura, possui uma densidade de 3 a 26 centímetros de espessura. É um colchonete para treino ideal para as práticas de diferentes tipos de atividades.

Comentar