Com um pouco de força de vontade e dedicação é totalmente possível sair do sedentarismo praticando exercícios físicos dentro de casa. Você vai precisar apenas de um espaço físico que não precisa ser muito grande e os itens para treinar em casa. Saber comprar esses itens corretamente é fundamental para o sucesso do treino. Pensando nisso, vamos te ajudar a escolher os melhores para o seu treinamento.
São inúmeros os casos de pessoas que fecham planos em academias e nunca dão as caras. Para acabar com essas frustrações de querer começar a treinar e nunca iniciar de fato, os treinos em casa podem salvar a sua vida, deixando-a muito mais ativa. Afinal de contas, o sedentarismo mata.
Existe muito conteúdo gratuito na internet sobre treinamentos, canais no YouTube, aplicativos e diversas opções que possibilitam a prática da atividade física em casa.
Essa possibilidade de poder iniciar algum treinamento em casa, sem que haja a necessidade de frequentar uma academia para isso, faz com que as pessoas se animem mais para sair do sedentarismo.
Mas, para manter a forma e executar de maneira correta todos os exercícios, saber escolher os itens para treinar em casa é fundamental. Além é claro, da disciplina que é fundamental nessas horas, afinal, você será o seu maior incentivador.
Se encontrar dificuldades na execução de qualquer exercício, não pense duas vezes em contratar um profissional de Educação Física. Ele é o único que vai saber te orientar corretamente, montando inclusive uma sequência de exercícios para serem feitos no espaço disponível dentro da sua casa, que não precisa ser tão grande assim.
Resumo do Post
Quais são os benefícios da atividade física para a saúde?
Geralmente, o que motiva as pessoas a praticarem uma atividade física é o prazer que elas sentem ao se movimentarem. Mas nem todas sentem esse prazer e começam suas atividades por necessidade.
Infelizmente, o sedentarismo é um dos maiores causadores de óbitos entre as pessoas que não praticam nenhuma atividade física.
Já foi comprovado cientificamente, que a prática diária de atividade física traz diversos benefícios para a saúde. E eles podem ser sentidos logo nos primeiros dias de prática, pois o sistema imunológico começa a se fortalecer imediatamente, o sistema circulatório melhora e o risco de doenças cardiovasculares diminuem.
Segundo a OMS ou Organização Mundial da Saúde, pessoas com excesso de peso devem praticar uma atividade física regular por pelo menos 5 vezes na semana, durante no mínimo 60 minutos. Esse tempo é suficiente para que o corpo comece a queimar a gordura estocada. Adquirir itens para treinar em casa é um passo importante para sair do sedentarismo e se tornar cada vez mais saudável.
Mas, vale ressaltar que os idosos devem consultar um especialista antes para determinar quais exercícios são os mais indicados para as funções do seu corpo. Lembrando que dores articulares pedem exercícios que possam ser executados dentro da água como a hidroginástica e a natação, por exemplo.
Conheça a seguir alguns benefícios
- Diminui o excesso gordura e peso;
- Aumento da autoestima e bem-estar;
- Diminui as sensações de menos valia e depressão;
- Aumenta a força muscular e a resistência;
- Diminui as dores articulares e aumenta a disposição para as atividades físicas;
- Melhora da aparência da pele;
- Melhora da postura e fortalecimento das articulações e ossos;
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
- Diminui o cansaço e a produção dos hormônios do estresse;
- Aumento da imunidade e fortalecimento da saúde;
- Melhora do desempenho escolar em crianças e adolescentes.
Conheça 6 itens para treinar em casa
1 – Tapete ou colchonete
Esse é um dos itens principais para quem deseja começar a treinar em casa, pois ele tem a função de proteger o corpo quando em contato com o chão. Tanto no colchonete, quanto nos tapetes de Yoga como são chamados é possível fazer atividades como abdominais, flexão de braço, pranchas, alongamentos, etc.
Pessoas com problemas na lombar podem se sentir desconfortáveis fazendo exercícios diretamente no chão. Assim, quando quiser comprar itens para treinar em casa, não se esqueça do tapete ou do colchonete, para evitar lesões desnecessárias.
2 – Corda para pular
Quem nunca pulou corda na escola? Esse é um dos melhores exercícios que existem para queimar aquelas gordurinhas indesejáveis e aumentar a capacidade do seu sistema cardiovascular. Essa atividade é simples e muito prática, além de não exigir um espaço tão grande para ser executada. O único acessório que você precisa para começar a atividade é de uma corda e alguns minutos diariamente.
3 – Equipamento de apoio para a flexão de braços
Quando o assunto são os melhores itens para treinar em casa, o apoio para flexão de braços é um dos primeiros a aparecer na lista. Projetado especificamente para ajudar na execução da flexão do braço com segurança, esse equipamento se torna essencial para promover a simetria perfeita da parte superior do tronco.
Garantindo assim a mobilidade das articulações e a força necessária do punho no exercício. Os músculos do abdômen, das costas e região pélvica são fortalecidos com esse tipo de exercícios.
4 – Roda de abdominais
A roda de abdominais foi inventada para que os exercícios abdominais pudessem ser variados e ficassem diferentes dos tradicionais. Esse acessório está incluso nos itens para treinar em casa porque ele exige apenas a força dos músculos e de um espaço que não precisa ser muito grande.
5 – Barra de porta para flexão
Essa barra de porta é um excelente equipamento para quem deseja começar a fazer flexões. Mas, é preciso tomar cuidado com a instalação, pois se ela não estiver bem fixa, ela pode causar acidentes, por conta das quedas, já que a pessoa precisa se pendurar nela para fazer a flexão.
Com essa barra é possível fazer alongamentos e exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores alternadamente.
6 – Faixa elástica extensora
A faixa elástica extensora é um dos itens para treinar em casa que mais ajudam na hora da execução do treino. Esse acessório é um complemento para os treinos de rotina ou para aqueles programas de força. Disponíveis em diferentes comprimentos e tamanhos, esses elásticos ou faixas podem ser usados tanto nas barras de chão, como em exercícios de agachamento.
Comentar