Inove no Presente

Amigo secreto diferente: 10 ideias para inovar na brincadeira!

Escrito por Raiane

Está buscando ideias para fazer um amigo secreto diferente neste Natal? O fim de ano chegou e, com ele, o clima de confraternização e festas para encerrar o nosso calendário. É o momento de reunir a família, os amigos, os colegas de trabalho, da escola ou faculdade para uma das brincadeiras mais clássicas dessa temporada do ano: o amigo secreto.

A famosa brincadeira tem o objetivo de presentear alguém especial e receber outro presente em troca. Porém, a ideia principal é a de que ninguém saiba quem tirou quem até o momento da entrega dos presentes, para que o momento da revelação seja bastante divertido!

No entanto, como o passatempo pode ficar repetitivo todo Natal e Ano Novo, muitas pessoas buscam formas diferentes de fazer um amigo secreto, fugindo das regras tradicionais e da mesmice de todos os anos. Por isso, a seguir, nós vamos listar 10 ideias de amigo secreto diferente para que você possa inovar na brincadeira e animar mais as suas festas de fim de ano!

Veja também:

1 – Amigo ao contrário

Esse é um tipo de amigo secreto diferente que pode divertir muito todos os participantes. No amigo ao contrário, como o nome já diz, a pessoa sorteada terá que adivinhar quem a tirou, em vez de o amigo secreto ter que dar pistas para que as outras pessoas adivinhem quem ele tirou na brincadeira.

Neste caso, a pessoa deve fechar os olhos para que o seu amigo secreto levante a mão e todos o identifiquem. Depois, ela deve fazer perguntas até acertar quem a tirou.

E se a ideia for deixar a brincadeira deste ano ainda mais divertida, uma ideia é que o grupo limite a quantidade de perguntas que a pessoa poderá fazer e, caso ela não acerte até atingir esse limite, deve pagar uma prenda. Só depois disso é que, obviamente, ela poderá receber o seu presente.

2 – Amigo dança das cadeiras

Outra dica para fazer um amigo secreto diferente é com o chamado amigo dança da cadeiras, que pode ser jogado de duas formas diferentes. A primeira maneira de realizar a brincadeira é numerar todos os pacotes de presentes e colocar as cadeiras em círculo, com uma a menos, para todos começarem a dançar andando em volta.

Cada participante que sai da brincadeira ganha um número aleatório correspondente ao presente que irá ganhar. E a segunda forma de brincar nesse amigo secreto diferente é colocando as cadeiras em círculo, desta vez, na quantidade exata de pessoas que estão participando.

Em cada assento, deve ser colocado um presente e, então, quando a música parar, o amigo secreto ganha o pacote da cadeira em que for sentar.

3 – Amigo ladrão

No caso do amigo ladrão, cada participante deve comprar um presente que gostaria de ganhar, de preferência, unissex. Depois, embrulha de forma que não possa ser identificado e coloca junto a todos os outros embaixo da árvore de Natal.

Feito isso, cada participante ganha um número aleatório, definido através de sorteio. No momento da contagem, começando de forma crescente (ou seja, pelo número 1), cada amigo secreto escolhe um presente ou rouba de quem já escolheu. Só se pode desembrulhar os presentes quando todos os participantes estiverem com um presente na mão.

4 – Amigo temático

Já esse estilo de amigo secreto diferente é ideal para os indecisos que sempre ficam em dúvida na hora de escolher o presente. O objetivo do amigo temático é que seja definida uma categoria e faixa de preço para a escolha dos presentes.

As ideias variam desde produtos de beleza, livros, calçados, etc., tanto para homens quanto para mulheres, crianças, entre outras pessoas. Na hora de revelar o amigo secreto, basta sortear os nomes.

5 – Amigo econômico

Você quer fazer um amigo secreto diferente, mas está com o orçamento apertado? Então, o amigo econômico será perfeito para você e o seu grupo!

Para essa brincadeira, deve ser estipulado um valor simbólico (bem barato) para que os participantes busquem ideias mais criativas na hora de comprar os presentes, que devem ser tão interessantes e úteis quanto os mais caros. A revelação dos nomes é feita no dia do Natal.

6 – Cumprimento secreto

Já o cumprimento secreto funciona de forma semelhante ao amigo temático, só que sem o sorteio. Deve-se escolher uma categoria de presente para dar aos amigos e, no dia do Natal, o troca com quem for cumprimentá-lo primeiro.

Conforme cada participante for cumprimentando o outro, os presentes devem ser trocados. Isto é, a cada saudação, uma troca é feita. Após todos terem se cumprimentado, basta abrir os presentes!

7 – Amigo com frases

Outra maneira de fazer um amigo secreto diferente este ano é através do amigo com frases, que pode divertir muito a galera! Para fazer a brincadeira, os participantes devem comprar presentes para amigo o secreto que será revelado apenas no dia do Natal.

Na hora da revelação, o ideal é escrever em dois papéis duas frases que se completam. Por exemplo: em um, escreva “Eu sou a flor” e, no outro, “Eu sou o beija-flor”. Depois, deve-se sortear as frases. Quando um participante ler a sua frase, o outro se revela e, então, trocam presentes.

8 – Amigo da onça

Também conhecida como inimigo secreto, essa brincadeira rende boas gargalhadas. Para realizá-la, basta comprar um presente que o amigo que você tirou não vai gostar. A revelação dos nomes pode ser feita de forma tradicional ou aproveitando qualquer outra ideia que falamos neste artigo.

Veja também:

9 – Amigo com fotos

Outra maneira bastante divertida de fazer um amigo secreto diferente é o amigo com fotos, ideal principalmente para ambientes corporativos ou outros lugares onde as pessoas não se conhecem tão a fundo.

Para participar, cada um deve levar uma foto de quando era criança (de preferência, que esteja bem diferente de atualmente) e colocá-la em um envelope com um pseudônimo. Em seguida, os envelopes são sorteados e a ideia da brincadeira é que os participantes adivinhem quem é o dono de cada foto, o que só será revelado no dia da entrega dos presentes.

10 – Amigo cantor

Por fim, nesta última ideia de amigo secreto diferente, os participantes tiram em um sorteio o nome do amigo secreto. Em seguida, cada um escolhe uma música de sua preferência e troca a letra por características da pessoa.

No dia do Natal, quando for fazer a entrega dos presentes, cada participante deve cantar a versão que criou da música que gosta para que os outros adivinhem de quem se trata.

Gostou dessas ideias de amigo secreto diferente? Compartilhe-as com todos que vão participar da brincadeira com você este ano!

Até a próxima!

Comentar