Ter que parar de andar de bicicleta porque o pneu está murchando é muito inconveniente. Acontece, que muitas vezes esse é um mal necessário para quem quer manter a performance das pedaladas e acima de tudo não danificar a bike. Depois de ler as nossas informações a seguir, vai ficar muito mais fácil comprar a melhor bomba de ar para a sua bicicleta.
Para classificar os melhores acessórios para a sua bike, é fundamental ter bem claro qual o tipo de uso que você faz dela. Sua magrela é usada apenas para um passeio? Você a usa como um meio de transporte regular? Ou você usa a sua bike em competições esportivas?
Os preços de uma bomba de ar variam bastante, pois dependem de fatores diversos, como o material que foi fabricado, por exemplo.
Existem modelos de bombas confeccionados em alumínio, plástico, etc. Além disso, alguns modelos possuem funcionalidades diferentes como mangueira dobrável, manômetro, etc. Essas funcionalidades a mais, pode influenciar no preço de cada produto.
Resumo do Post
O que é uma bomba de ar e para que ela serve?
Imagina se o mecanismo para encher o pneu de uma bicicleta fosse o mesmo que encher uma bexiga daquelas de festas? Sem dúvidas, seria um processo cansativo e nada higiênico, certo?
Foi pensando nisso que a bomba de ar foi criada, justamente para facilitar a manutenção dos pneus e mantê-los sempre cheios.
Assim como todos os componentes e acessórios de uma bike, as bombas também foram inovadas e receberam recursos tecnológicos com o passar do tempo. Agregando assim, novos materiais e tecnologias para o produto.
As bombas ganharam muito mais resistência graças as fibras de carbono e a liga de alumínio, mas sem que perdessem a leveza, novos botões com escape rápido do ar, manômetro e botões que realizam micro ajustes da pressão também foram incluídos nessas bombas.
Mas, basicamente o funcionamento das bombas de maneira geral é através de uma câmara de ar que graças a uma pressão do pistão presente no aparelho, injeta ar para dentro da câmara por meio de uma válvula.
É preciso ficar atento aos produtos disponíveis no mercado, pois existem modelos que devido a cultura do barateamento são confeccionados com produtos de péssima qualidade. Isso resulta em produtos de qualidade baixa que quebram com muita facilidade.
Outro detalhe que precisa de atenção é o poder de calibragem que essas bombas portáteis mais inferiores deixam de ter.
Principais vantagens
- A maioria dos modelos de bombas podem ser carregados facilmente;
- Preços mais baixos e acessíveis;
- Utilização de tecnologia para efetuar a calibragem.
Principais desvantagens
- Resistência muito baixa;
- Preços elevados;
- Poder de calibragem menor.
Critérios importantes para escolher a melhor bomba de ar
Acabamento e material
Quem está pensando em adquirir uma bomba de ar deve seguir alguns critérios importantes. Um deles diz respeito ao tipo de acabamento e material utilizado.
O material utilizado nas bombas portáteis e de precisão é o que vai ditar a resistência e a durabilidade desse produto.
O que difere as mini bombas é o material utilizado em cada uma delas. As confeccionadas em plástico são menos resistentes a choques ou quedas. Mesmo que o preço das minibombas seja mais barato, é preciso conferir se vale a pena a aquisição.
Adaptadores de aço e mangueiras confeccionadas de borracha, garantem anos a mais de vida para a bomba de ar.
Usabilidade
O que vai definir o grau de usabilidade de uma bomba de ar é o usuário. Para escolher entre as de piso, portátil ou de suspensão, o usuário deve ter bem claro, as suas necessidades em relação a esse produto.
Por exemplo, se você precisa usar a sua bomba de maneira recreativa e bem esporádica, então o modelo portátil é o mais indicado. Agora se você possui uma atividade mais intensa e com frequência, então um modelo de piso com calibragem regular é a mais indicada para essa missão.
Atividades ainda muito mais intensas, as bombas de suspensão são as melhores, principalmente por causa de sua multifuncionalidade e precisão.
Tipo de pressão e manômetro
O manômetro nada mais é do que um dispositivo que mede a pressão que existe dentro da bomba. Sua localização é bem na base do pistão, se a bomba possui esse tipo de dispositivo, com certeza ela é muito mais precisa na hora de calibrar os pneus.
As bombas de suspensão e de piso obrigatoriamente possuem manômetros. Já para outros tipos de bombas, esse tipo de dispositivo se torna totalmente opcional.
Válvulas
Outra questão importante que o usuário deve levar em consideração antes de comprar a sua bomba de ar é em relação a válvula que ela possui.
As válvulas nada mais são do que dispositivos que facilitam a entrada de ar dentro da câmara, impedindo assim a saída do mesmo sem nenhum motivo.
Conheça alguns modelos de bomba de ar e escolha a sua!
1 – Bomba de piso da marca Giyo
A marca Giyo é considerada uma das melhores do mercado e esse título não foi dado por acaso. Essa bomba de piso é excelente e a mais completa do mercado, começando pelo manômetro, que é um dos acessórios mais funcionais que se encontram disponíveis no mercado.
A sua válvula é do tipo inteligente e compatível com diversas outras marcas. Com pressão máxima de 160 PSI, esse modelo é mais indicado para quem precisa usar em eventos mais de lazer. Quem quiser guardar esse tipo de bomba na garagem de casa, pode fazer isso sem problemas, pois a sua base é bem estável e o corpo confeccionado em alumínio.
2 – Bomba de ar do tipo suspensão da marca TSW
Quem está em busca de uma bomba de ar do tipo de suspensão, vai se surpreender com essa da marca TSW, pois ela combina o que há de melhor em termos de qualidade e design. Ela possui um corpo em alumínio e a mangueira de borracha. Tecnologicamente se diferencia pela funcionalidade de micro ajuste durante a fase de soltura de ar da bomba. Além disso, é uma bomba leve com um manômetro fácil de ser usado, não exigindo tanto dos usuários.
Comentar