O elástico para treino pode parecer inofensivo no primeiro momento, mas especialistas garantem que fazer exercício com esse tipo de acessório é o mesmo que fazer exercícios com os equipamentos de academia. Isso porque, o corpo também precisa fazer força para esticar a borracha e depois retornar para a posição inicial. Saiba mais a seguir sobre esse tipo de elástico e como adquirir o seu.
As articulações são protegidas com o uso do elástico para treino e essa é uma das vantagens que esse acessório tem. Deve ser por isso que se tornou tão popular, principalmente nas sessões específicas de reabilitação esportiva.
Dificilmente, um praticante se lesiona após a prática de atividade física com um desses elásticos, pois a amplitude do movimento não é ultrapassada, quando feito de maneira correta.
Inclusive esse acessório é utilizado em aquecimentos para que a articulação fique mais preparada, aumentando assim toda circulação de sangue do local e dos músculos.
Os movimentos das sequências de fortalecimento muscular são os mesmos que àqueles feitos com halteres. Seu elástico para treino é bem versátil e pode ser transportado tranquilamente para qualquer lugar. Sendo assim, sair do sedentarismo será apenas uma questão de tempo e ajustes na sua rotina. Não deixe de se exercitar e aproveite as nossas dicas a seguir de como comprar o seu elástico de maneira correta.
Resumo do Post
O que é o elástico para treino e para que ele serve?
O elástico para treino é um acessório em formato de faixa com elasticidade que serve para a execução de exercícios de reabilitação, funcionais e de tonificação muscular.
Criado na década de 50 na Rússia, esse elástico era indicado apenas para a recuperação de atletas com lesões articulares, musculares e nos tendões.
Atualmente, esse elástico para treino é usado em treinamentos funcionais e nas salas de academia, isso significa que além de ser totalmente acessível, é prático para quem quer turbinar os treinamentos.
A característica principal desse tipo de elástico é a sua alta resistência que se torna progressiva a partir do momento que é esticado com a força do corpo.
Para entender melhor, esses tipos de exercícios com elástico, eles são os mesmos feitos na musculação, mas ao invés de utilizar halteres, o corpo é utilizado como peso.
Quando esse elástico é colocado nos braços e pernas, é possível fortalecer pernas e braços, além de queimar calorias de maneira intensa.
Geralmente, esses elásticos são usados nos treinos de glúteos, joelhos, quadril e tornozelos. Além de tudo isso, esse tipo de acessório também minimiza os possíveis riscos de lesões que podem surgir depois dos treinos mais intensos. A seguir você vai conhecer alguns modelos disponíveis no mercado e como escolher o mais ideal para os seus exercícios.
Quais as vantagens e desvantagens do elástico para treino?
O elástico para treino possui muitas vantagens para a saúde e é um acessório super versátil que pode ser transportado facilmente em mochilas, bolsas, etc.
Graças a sua alta versatilidade, esse acessório pode ser usado para trabalhos em diferentes grupos musculares, sendo possível intercala-lo com outras práticas físicas como a musculação.
As lesões com exercícios feitos com elástico são mínimas, porém pode existir caso seja feito de maneira errada.
Outra vantagem muito comum observada é a melhora que ela provoca no corpo de quem precisa de uma reabilitação muscular, pois melhora a resistência e o equilíbrio, prevenindo quedas e corrigindo as posturas erradas. Desse modo, o corpo ganha mais mobilidade e flexibilidade.
As desvantagens que os exercícios com elástico causam giram mais em torno da forma errada com que eles são feitos, não respeitando o tempo de descanso e a intensidade com que são executados.
Como usar esse elástico para treino? Conheça 2 tipos!
1 – Elevação do quadril e da região pélvica de maneira unilateral
Em decúbito ventral ou simplesmente de barriga para cima, o praticante deve estender uma perna e manter a outra e o quadril flexionados. No calcanhar das duas pernas, coloca-se o elástico para treino.
O exercício consiste em elevar o quadril, levantando simultaneamente essa perna estendida. Faça de 2 a 3 séries com repetições que variam entre 12 e 15 com intervalo de aproximadamente 30 segundos entre cada uma.
2 – Exercícios para os abdutores unilaterais
De pé com as pernas posicionadas paralelamente e o elástico na altura da canela das duas pernas, a pessoa deverá fazer abduções do quadril. Faça de 2 a 3 séries com 12 a 15 repetições cada uma. O intervalo de descanso também pode ser de 30 segundos para cada série.
A região da escápula deve estar retraída no momento do exercício e a cabeça para ficar confortável, deve acompanhar os movimentos anatômicos do corpo. Se se sentir mais seguro, utilize a parede como apoio e mantenha o elástico estendido durante a prática, dessa maneira o músculo se contrai com facilidade e o exercício atinge o seu objetivo proposto.
Conheça 3 modelos de elástico para treino e escolha o seu!
1 – Elástico para treino da marca LiveUp
Quem está em busca de um elástico para treino seguro, esse da LiveUp é um dos melhores. Indicado principalmente para quem já pratica atividades com intensidade moderada e um nível de resistência e dificuldade médio.
As dimensões são adequadas para quem quer praticar com segurança, pois possui 2 centímetros de largura, 25 centímetros de comprimento e 0,06 centímetros de espessura.
2 – Elástico para treino da marca Acte Sports
Esse elástico para treino da Acte Sports possui alguns níveis diferentes de intensidade, assim como seus tipos de treinos e objetivos.
O elástico de cor amarelo é indicado para os níveis fáceis de treino e suas medidas são de acordo com essa intensidade. Já o elástico azul, é mais indicado para o nível difícil e suas medidas são adequadas para tais atividades com essa intensidade.
3 – Elástico para treino da marca Acte Sports modelo Ultra Band G
Quem está em busca de um elástico para treino com uma resistência maior, esse modelo é o mais indicado. A união do poliéster e do látex, proporciona mais durabilidade e conforto ao seu usuário.
Comentar