Esporte e Lazer Melhores Produtos

Melhor bastão de caminhada: dicas para comprar

Melhor bastão de caminhada

O bastão de caminhada é um acessório que no primeiro momento pode parecer bem simples, mas que possui uma função bem útil e importante durante a prática da caminhada. Indicado principalmente para as práticas mais avançadas como o montanhismo e o trekking, esse bastão possui funcionalidades que vão além do simples apoio do corpo.

Sua multifuncionalidade é resultado de alguns anos de estudos e desenvolvimento de produtos e modelos. Neste artigo reunimos algumas informações interessantes sobre o bastão de caminhada e quais as suas vantagens e desvantagens para o esporte. Além, de te dar exemplos de alguns dos modelos mais vendidos do mercado.

Certamente, depois de conferir todas as informações, você conseguirá escolher o bastão mais ideal para a sua prática.

Alguns critérios são fundamentais para quem quer comprar o modelo ideal. Por exemplo, conferir o peso, a qualidade da haste, qual material foi utilizado na sua confecção, assim como a empunhadura, etc.

Outro detalhe importante diz respeito a sua mobilidade, confira se ele é prático de ser levado dentro do avião.

A utilização desse bastão de caminhada pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade e modalidade como montanhismo, trekking, estilo livre e cross-country.

O que é e para que serve um bastão de caminhada?

O bastão de caminhada é um dos acessórios mais importantes que podem ser usados durante uma caminhada. Composto com uma haste cilíndrica, esse bastão possui uma extremidade própria para tocar o chão, enquanto a outra serve para que o indivíduo possa manejar esse cabo do bastão.

Você pode pensar que esse pedaço de madeira não passa de uma bengala comum, não é mesmo?

É justamente aí que você se engana, pois esse tipo de bastão possui diferentes tecnologias que possibilitam ajudar quem está se aventurando ao ar livre. Essas tecnologias buscam principalmente oferecer novas adaptações que proporcionam mais resistência, leveza e confortabilidade.

A empunhadura é o cabo onde os dedos ficam acomodados, geralmente são confeccionados em borracha para oferecer o melhor conforto. Esses bastões oferecem uma dragoneira, além de um tirante que tem a função de amarrar muito bem o punho.

A altura da haste é regulável, ficando em torno de 500 centímetros até 1,5 m. A divisão do bico acontece da seguinte forma. A roseta, que é o dispositivo que faz a limitação da penetração desse bastão no solo. E por último a ponteira que realmente, entra em contato direto com o solo.

Vantagens e desvantagens desse bastão de caminhada

A composição desse bastão obedece principalmente a função que ele deve exercer, que nada é do que um ponto de apoio e extensão do braço. Dividindo assim, o peso do corpo com as pernas.

Com uma funcionalidade importante, as pernas acabam sendo poupadas de fazer tanto esforço muscular, pois a carga do corpo é dividida igualmente entre os músculos dos membros superiores também.

Essa ajuda, permite que as lesões nas articulações sejam reduzidas de maneira drástica. Além disso esse tipo de bastão pode ser usado para diferentes atividades como muleta, objeto de defesa e até pau de barraca.

Modalidades como o trekking e o cross country podem usar tranquilamente esse tipo bastão, pois permite um auxílio maior a cadência que o quadril faz durante a caminhada.

Assim como todo produto, os bastões de caminhada também possuem algumas desvantagens consideráveis. A principal delas sem dúvidas, diz respeito ao seu peso, que muitas vezes dificulta o deslocamento do praticante.

Outros problemas observados também dizem respeito as possíveis lesões que podem surgir por causa do mau uso do acessório. Esse uso incorreto pode se dar pela continuidade, prejudicando assim as articulações dos joelhos e outras articulações, etc.

Um outro problema muito observado também é a dependência que o caminhante cria em relação ao bastão. Além disso, se esse bastão não for retrátil, ele infelizmente se torna uma dor de cabeça para ser transportado.

Melhor bastão de caminhada

Confira algumas vantagens

  • Esforço do músculo é dividido;
  • Lesões nas articulações são reduzidas;
  • Auxílio no equilíbrio geral de um praticante;
  • Proporciona maior cadência dos quadris.

Confira algumas desvantagens

  • Maior volume para ser carregado;
  • Lesões podem surgir por causa do mau uso;
  • Cria uma maior dependência do praticante;
  • Não é prático para ser carregado durante a caminhada.

Conheça alguns critérios para comprar o seu bastão de caminhada

Confira o peso

Conferir o peso do bastão é uma das informações que devem nortear a sua escolha de bastão. Isso porque, sua opção deve ser sempre aquele modelo que não vai te trazer transtornos na hora de transportá-los.

Os mais leves serão sempre os mais indicados, principalmente para quem está começando a prática agora.

Usabilidade

Norteie a sua escolha do bastão levando em conta duas questões importantes como a modalidade e o terreno que você vai caminhar. Por exemplo, quanto mais irregular for o terreno que você vai caminhar, mais resistente deve ser o seu bastão.

Agora se você vai escolher o seu bastão de caminhada levando em conta a modalidade que está praticando, então quanto mais funcionalidades esse acessório tiver, melhor para a sua prática. Existem modelos no mercado que oferecem até alguns recursos anti choque.

Confira esses 3 modelos e escolha o seu bastão de caminhada

1 – Bastão de caminhada da marca Mormaii modelo Alutrek Duralumínio

Esse bastão de caminhada da marca Mormaii possui um diferencial bem significativo em comparação aos outros, ele é extremamente leve e altamente resistente. Versátil, pode ser transportado facilmente, pois possui apenas 65 centímetros de comprimento.

Além disso, dentro do bastão existe um espaço exclusivo para o armazenamento de uma bússola. Possui um sistema anti choque e uma dragoneira confeccionada em nylon.

2 – Bastão de caminhada da marca Black Diamond modelo Trail Sport

Essa opção de bastão de caminhada é completa e indicada principalmente para caminhas mais longas como trekking por exemplo. Além disso possui a haste inteira de alumínio com ajuste de presilha.

A empunhadura é confeccionada em borracha, é versátil e leve, além de ser totalmente confortável. Parece um guidão de uma moto com extensão de borracha e o forro em tecido.

A durabilidade deste produto chama bastante a atenção e as ponteiras removíveis e flexíveis.

3 – Bastão de caminhada da marca Guepardo em Alumínio

Bastão De Caminhada Alumínio Antichoque Ab0100 Guepardo
R$ 85,00
in stock
4 new from R$ 69,90
as of 20 de janeiro de 2021 03:13
Amazon.com.br

Esse modelo de bastão de caminhada é versátil e prático, além de ser ótimo para diferentes tipos de terrenos. O seu tamanho é ajustável entre 65 e 135 centímetros. É um bastão leve e muito resistente, com a ponta em tungstênio e a haste em alumínio. Seu peso gira em torno de aproximadamente 33 gramas.

Comentar