Melhores Produtos Eletrônicos

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Sabemos que os monitores de referência são equipamentos importantíssimos para estúdio e home studio.

Se você está buscando o melhor monitor de referência, mas ainda está em dúvida sobre qual escolher, este post é especialmente para você.

Continue a leitura, pois separamos dicas infalíveis para escolher o produto ideal para você! Vamos lá?

Como escolher um monitor de referência ideal?

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Os equipamentos de gravação e edição de som não são nada baratos, mas existe um motivo por trás disso: são extremamente potentes.

Antes de comprar um monitor de referência, é preciso se atentar a alguns critérios para não errar na escolha. Confira a seguir!

O tamanho do monitor de áudio é um fator extremamente importante, pois precisa ser compatível com o tamanho do estúdio de gravação e home studio. Geralmente, encontra-se produtos entre 5 e 10 polegadas.

É necessário estar atento ao tamanho, já que, se escolher um monitor que não seja compatível com o restante do ambiente, pode ocasionar em distorções sonora.

Outro fator importante é a quantidade de vias, pois irá determinar se o aparelho é mono, bi ou tri-amplificado. E o termo via é destinado a cada alto-falante presente no monitor. As mais comuns são: duas vias, três vias ou quatro vias.

Recomenda-se comprar um equipamento com três vias, mas levando também em consideração todos os outros fatores, uma vez que as vias sozinhas não fazem tanto efeito.

É imprescindível verificar, ainda, se o equipamento é ativo ou passivo. O monitor de referência ativo, possui potência própria, é mais fácil de utilizar, pois só precisa ser colocado na tomada e ligar aos outros cabos de saída de som.

Já o monitor passivo necessita de um amplificador para ter seu funcionamento. Este acessório pode vir com o monitor ou ser comprado separadamente. Tudo irá depender de qual modelo escolher.

A potência é um fator crucial na hora de escolher um monitor de referência. É necessário levar em consideração que, quanto mais alta a potência, melhor será a qualidade de propagação do som.

Por fim, o campo sonoro, que diz respeito à distância que o equipamento precisa estar dos seus ouvidos. Geralmente, este campo é determinado por curto, médio e longo.

O curto diz respeito a 1 ou 1,5m de distância; o médio é de 3m de distância; e o longo, de 2 a 4m de distância.

O monitor de referência de campo sonoro curto sempre será a melhor opção, pois possibilita ouvir o som diretamente dos alto-falantes do aparelho, e não refletidos nas paredes, teto, etc.

Veja também:

Melhor monitor de referência: qual escolher?

Yamaha HS5, HS7 e HS8

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Os monitores da série HS da marca Yamaha são um dos melhores e preferidos pelo público. As HS são uma espécie de releitura da NS10, que ainda está presente em diversos estúdios.

Estes monitores vêm com alto-falantes de 5, 7 e 8 polegadas e, também, contam com uma opção de sub, favorecendo os diversos tipos de sala.

A maior característica desses equipamentos é que o som emitido é mais duro, tendo uma maior noção do que está realmente errado na mixagem.

Tem sua potência entre 45 e 75W em RMS (esta característica vai depender de qual modelo será escolhido).

É válido ressaltar que existe uma certa diferença de preço entre a HS5, a HS7 e a HS8.

KRK Rokit

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Este monitor de referência é um dos preferidos entre os produtores de metal e música eletrônica. O equipamento tem um excelente custo-benefício, além de ser super popular e ter ótimas recomendações.

O produto é muito famoso por ter um Low-end bastante destacado, isto é, tem muito mais graves que os outros monitores do mesmo porte.

Os KRK Rokit tem modelos com alto-falantes entre 4,5,6,8 e 10 polegadas e atendem muito bem a qualquer demanda.

Behringer B2031A

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Os monitores da Behringer são surpreendentes! Não são tão conhecidos, porém, são produtos de alta qualidade.

Em especial, o B2031A. É excelente para quem está começando e precisa de um monitor só, ou para quem já tem um bom par de monitores de áudio e está buscando um extra só para overdubs e referência.

É uma linha que vem com alto-falantes de apenas 8 polegadas e conta com controles traseiros, que auxiliam na hora de regular graves e agudos e, também, a adequar o monitor de referência ao seus estúdio ou home studio.

A potência desse monitor de referência é de 75W em RMS, ou seja, é de uma qualidade impressionante.

Mackie HRmk2

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

Esta marca é muito conhecida por seus mixers e mesas de som e, agora, seus monitores de referência também estão no top de linha, mantendo o pódio e qualidade dos produtos da Mackie.

A linha HR, em especial, é ideal para músicos e produtores que querem garantir a qualidade de estúdios profissionais em seus home studios.

O maior objetivo deste equipamento é alinhar a qualidade e a acessibilidade, pois é um monitor com um custo-benefício mediano, com um design muito sofisticado e qualidade muito acima da maioria.

Conta com 250W de potência total e é bi-amplificado. Este equipamento é um verdadeiro espetáculo quando o assunto é qualidade.

JBL LSR305

Melhor monitor de referência: saiba qual comprar

O melhor monitor de referência no quesito custo-benefício. Mantendo a qualidade da JBL o LSR305, é um monitor de 5 polegadas que atende muito bem as demandas dos estúdios e home studios.

Conta com 108 dB de sensibilidade, resposta de frequência de 43Hz e 24kHz e 41W em RMS.

É considerado um dos monitores de referência mais completos do mercado, pois é possível ajustar os graves e agudos de acordo com a acústica do ambiente onde o aparelho está instalado.

Tendo em vista os equipamentos apresentados no post, é indiscutível a qualidade dos monitores de referência.

No mercado, existem diversos modelos para todos os gostos e bolsos, a fim de proporcionar a melhor experiência ao consumidor.

Escolha o modelo que mais você se identifica e que é compatível com seu espaço, pois não vai ter erro!

Este post foi útil para você? Se sim, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e ajude-os a encontrar o melhor monitor de referência também.

Até breve!

Comentar