Presentes para Fãs

Presentes para quem gosta de vinho: confira as melhores dicas

Presentear um amante de um bom vinho pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, pois são muitas as opções. O fato é que a pessoa vai se agradar com qualquer lembrancinha, mas como escolher o presente certo em meio há tantas opções?

Para facilitar a sua busca pelo presente ideal, neste artigo iremos selecionar as melhores opções para você presentear aquela pessoa querida que adora vinho.

Veja também:

Além disso, conheça mais sobre a história do vinho e descubra o porquê de esta ser uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro.

A história do vinho na cultura ocidental

O amor da humanidade pela bebida obtida através da fermentação da uva não é nada recente. Muito pelo contrário, os primeiros registros de vinhas no mundo surgem bem antes do nosso calendário Gregoriano.

As mais antigas vinhas do mundo foram encontradas, ainda na Idade da pedra, cerca de 7000 A.C, na região da Geórgia, em Cáucaso. Nessas vinhas pode-se constatar que foram as primeiras atividades de viticultura (ou seja, a cultivação da uva) feitas pelos homens.

Os primeiros escritos sobre o vinho foram encontradas na obra Gilgamesh, que é um livro compilado com poemas e lendas do século VII a.C.

Constatou-se também que alguns objetos foram criados justamente para facilitar a produção do vinho e o transporte dessa bebida. Uma das criações feitas para transporte do vinho foram as ânforas, este utensílio servia tanto para transportar o vinho quanto para conservá-lo.

Nas obras mais famosas do mundo, a Ilíada e Odisseia de Homero, temos a representação do consumo e a produção de vinho na Grécia Antiga, contadas nas narrativas de a Guerra de Tróia e nas aventuras de Ulisses. 

O vinho nestas histórias tinha um tom místico e até fantasioso. Foi através do vinho que Ulisses conseguiu adormecer o ciclope Polifemo, em Odisseia.

Veja também:

Presentes para Escorpianos: conheça as melhores opções

O vinho era algo tão importante na cultura ocidental que havia até um deus da mitologia para representar essa bebida. O deus Baco (ou Dionísio) era o deus do vinho, da natureza, dos excessos sexuais, da fartura, da embriaguez. Na lenda de Baco, diz que se que ele era filho de Zeus e uma mulher. Ao se tornar adulto, Baco se apaixonou pela cultivação da uva e então ele passa a ensinar a cultura da vinha para outras pessoas.

O vinho no Antigo Egito

Como visto, os primeiros registros de cultivo de vinhas foi na região do Mediterrâneo (em Cáucaso). Um dos maiores influenciadores para isso foi justamente o clima propício da região para a plantação da uva.

O Egito era o centro das civilizações da época, sendo uma das regiões mais importantes do ponto de vista social, econômico e cultural. Por conta disso, ao desenvolverem a técnica da fermentação do vinho, eles logo conseguiram espalhar a novidade pelas outras regiões e tornar o vinho popular no mundo.

Alguns hieróglifos do Antigo Egito nos deixam entender mais ou menos como era a produção do vinho naquela época, veja:

  1. Primeiro era a plantação das uvas, que eram feitas em treliças e à sombra.
  2. Após serem colhidas as uvas eram espremidas nos pés, o que permitia que elas fossem espremidas de forma delicada.
  3. O suco da uva era extraído a partir de uma lona estendida em uma moldura de madeira.
  4. Em alguns casos se usavam pedras para espremer caule e sementes da uva, o que resultava em um vinho bem mais amargo.

Outra parte muito importante do processo de produção do vinho é justamente o processo de fermentação. A uva, assim como outras frutas passam pelo fermentação de forma natural, mas um dos princípios de criação do vinho é saber manejar bem essa etapa.

Os vinhos mais leves ficavam fermentando por poucos dias, enquanto os vinhos mais alcoólicos fermentavam por muitas semanas, muitas vezes eles eram aquecidos para que o processo fosse acelerado.

Expansão do vinho na Europa e no mundo

Apesar dos romanos terem se apoderado do vinho e se tornado em verdadeiros experts no cultivo da uva, foram os vinhos produzidos na França que ganharam popularidade e se tornaram os melhores vinhos do mundo.

A França, juntamente com a Igreja Católica, foram as grandes responsáveis por divulgar a bebida para o mundo todo. A França influenciou com a qualidade do produto, enquanto a Igreja passou a incluir o vinho nos rituais religiosos (a Santa Ceia, por exemplo).

Logo a bebida havia chegado ao outro lado da Terra, nas Américas (o Novo Mundo) e se tornaram bastante populares por aqui aqui, especialmente graças ao cultivo de vinho no México.

Opções de presentes para quem ama vinho

Agora que você já viu tudo sobre vinho e sabe como essa bebida se tornou tão popular pelo mundo, veja agora cinco dicas de presentes que irão facilitar a sua busca pela opção ideal.

Abridor de garrafa elétrico: este utensílio pode facilitar muito a vida de um amante de vinho, pois irá poupá-lo do trabalho de abrir o vinho. Se ele for do tipo apreciador mais clássico, você pode obter por presentear com um abridor normal personalizado.

Um porta rolhas: existem muitas lembrancinhas porta-rolhas que servem para armazenar rolhas (e histórias) dos vinhos abertos pela pessoa. Esse é um presente bem especial para um colecionador.

Kit de acessórios para vinho: além do abridor de vinho existem muitos outros acessórios que um amante de vinhos irá adorar, por exemplo: saca-rolhas clássico, anel de vinho, bico dosador e outras utilidades.

Assinatura de clube de vinhos: não há nada melhor para um apreciador de vinho do que receber um produto novo todo mês. Nas assinaturas de clubes de vinhos, a cada mês o assinante recebe um vinho novo para testar. Outras assinaturas também oferecem algumas dicas de marcas novas, harmonizações com os vinhos, receitas e até descontos nas compras. Este é com certeza um presente para agradar!

Veja também:

Presentes para Geminiano: dicas para não errar na hora da escolha

Porta Vinhos: um belo presente para armazenar uma pequena reserva pessoal de vinhos. Alguns porta vinhos podem ser, inclusive, utilizados como item de decoração, há muitas opções personalizadas e cheias de estilo.

Promoções do dia na Amazon

Comentar