Esporte e Lazer Melhores Produtos

Quais os principais tipos de halteres e como usá-los?

Tipos de halteres

Seja para montar uma academia ou para fazer exercícios em casa mesmo, os halteres são equipamentos excelentes para quem precisa ganhar mais força muscular ou simplesmente se recuperar de alguma lesão. Conheça a seguir os tipos de halteres e como escolher o seu.

Geralmente, os halteres são comprados em duplas ou kits, pois dessa maneira saem por um preço mais em conta. A escolha desse produto deve ser feita levando-se em conta alguns fatores primordiais, como por exemplo, qual o peso que você deseja para as suas atividades. Caso contrário, a compra de qualquer peso pode danificar o seu corpo e acarretar em diferentes tipos de lesões.

Existem muitos tipos de halteres no mercado e logo mais você vai conhecer para que serve cada um deles. Por exemplo, os de borracha são mais indicados para as atividades de musculação, já os de vinil, servem para as atividades aeróbicas, etc.

O que são halteres?

Antes de conhecer os tipos de halteres que se encontram disponíveis no mercado, precisamos saber primeiro o que são esses aparelhos e quais as suas principais funcionalidades.

Halter ou haltere como também é chamado, é um equipamento próprio para a atividade física, que se caracteriza principalmente por um pedaço de barra com duas esferas de metal ou ferro nas extremidades.

A utilização desse equipamento é literalmente levantando o peso contido nele, ou seja, quando a pessoa diz que vai levantar peso, ela está fazendo exatamente isso, através dos halteres.

O objetivo principal de um haltere é dificultar o exercício, fazendo com que as fibras musculares se rompam gradativamente com a utilização do peso. Engana-se quem pensa que o objetivo de um haltere é apenas aumentar a força.

Outro detalhe interessante que poucas pessoas sabem, qualquer objeto que seja elevado com a finalidade de dificultar um exercício é chamado de haltere.

História do halter

O surgimento dos halteres se deu na Grécia antiga, por volta do século VI a.C, no berço das Olimpíadas. Nessa época já existiam os campeonatos famosos de levantamento de peso, seja com os halteres ou com as pedras.

A presença dos halteres nos esportes era praticamente inexistente, pois eles serviam apenas como preparação do corpo para a prática da atividade física dos atletas e amadores.

Conheça as vantagens e desvantagens da utilização dos halteres

Vantagens

As vantagens da utilização dos diferentes tipos de halteres são muitas. Esse tipo de equipamento pode ser usado nas práticas de musculação, em treinos mais leves ou intensos, para o fortalecimento dos músculos e ossos, além do auxílio na recuperação de lesões e contusões musculares.

Os exercícios que podem ser executados com esse equipamento podem ser unilaterais ou bilaterais.

Os exercícios unilaterais são feitos quando a pessoa trabalha as duas partes do corpo de maneira equilibrada e com a mesma intensidade. Os exercícios são alternados, por exemplo, primeiro levanta o braço direito com o haltere e depois o braço esquerdo e assim por diante.

Já os exercícios bilaterais são executados ao mesmo tempo por ambos hemisférios do corpo. Ou seja, os dois braços levantam o haltere ao mesmo tempo.

Além de uma grande variedade de uso desse aparelho, e diversos tipos de exercícios, suas vantagens em relação ao corpo são enormes.

O material que são confeccionados, permite uma durabilidade e resistência muito maior. A utilização dos halteres pode ser feita na sua casa ou academia, você escolhe o que é melhor para o seu treino.

  • Versátil, podendo ser usado em diferentes ambientes como em casa, nas academias e nas clínicas;
  • Confeccionado em material altamente resistente;
  • Longa duração;
  • Disponibilidade em diferentes tamanhos e pesos;
  • Instrumento pertencente as práticas de Educação Física, porém com a facilidade de poder realizar exercícios variados.

Tipos de halteres

Desvantagens

As principais desvantagens ficam a cargo do risco de lesões que os tipos de halteres podem causar, caso a pessoa não saiba escolher o peso ideal. Vale ressaltar que é importantíssimo se consultar com Educador Físico para receber as melhores orientações de treino. Desse modo, o risco de lesões diminui consideravelmente, pois você vai aprender a melhor forma de se exercitar.

  • Sem ter acompanhamento profissional adequado, as repetições de exercícios com os halteres, pode provocar lesões;
  • Halteres mais pesados aumentam a posição do corpo corretamente para a atividade física;
  • Risco aumentado de lesões com os halteres do que com os aparelhos fixos;
  • Troca constante do peso do haltere.

Conheça os tipos de halteres que existem

A divisão é feita em 4 tipos de halteres principais e cada um deles possuem características específicas. Veja a seguir quais são essas características e como escolher o halter ideal para você.

1 – Halteres em formato sextavado

Esse modelo faz parte dos tipos de halteres que foram confeccionados com ferro fundido. Sua utilização é feita principalmente nos exercícios de musculação com peso, ou nos tratamentos para a recuperação muscular. Sua estrutura pode ser revestida com borracha e a sua engenharia é bem feita.

2 – Halteres com anilha

As anilhas são tipos de halteres muito mais populares. Sua utilização deve ser feita em local extremamente seco, não sendo recomendado que se molhe o aparelho.

Geralmente, o objetivo da utilização das anilhas é para a recuperação muscular ou para a prática de atividades físicas que estejam programadas para a recuperação muscular. O material que compõem a anilha é o ferro ou o chumbo.

3 – Halteres para piscina

Os halteres para piscina podem ser molhados e a sua indicação é para os exercícios feitos na água, seja da piscina, mar ou rio.

Por ser composto de um material muito resistente, ele não danifica em contato com a água.

4 – Halteres em cordas

Esses halteres contribuem para que o corpo permaneça com uma postura correta, desse modo as dores ou lesões se tornam inexistentes. Além disso, suas cordas permitem um apoio do corpo.

Depois de conhecer os diferentes tipos de halteres que existem no mercado, fica mais fácil saber qual o mais ideal para as suas práticas físicas. Se tiver alguma dúvida sobre a prática, não hesite em perguntar para um educador físico, ele saberá te orientar com perfeição.

Comentar