Quem está interessado em começar a treinar as pernas em casa mesmo, vai gostar de conhecer as tornozeleiras. A tornozeleira para treino é um dos acessórios mais importantes para quem tem interesse em melhorar os treinos de glúteos e pernas. A seguir você confere tudo sobre esse acessório, quais as suas vantagens e desvantagens e como escolher o melhor para os seus treinos.
A tornozeleira para treino é um acessório com excelente custo-benefício e que pode ser usada em qualquer lugar, pois não necessita de muito espaço.
Existente em dois modelos, as tornozeleiras podem ser de carga variável ou carga fixa e são excelentes para treinamentos de pernas e glúteos. Além de servirem também para treinamentos de braços para quem quer fortalecer essa região do corpo.
Resumo do Post
O que é uma tornozeleira para treino e para que ela serve?
No mundo fitness a tornozeleira para treino ou caneleira como também é conhecida é um dos acessórios mais conhecidos por quem faz treinamentos para pernas. Nas academias, inclusive ela está presente há muito tempo.
O formato desse acessório é em tira e basicamente sua confecção é feita de nylon, fitas de cadarço, lona ou até mesmo em EVA. Para que ela seja um acessório mais confortável, essas tiras possuem um preenchimento, dessa maneira não machuca a perna. As cargas de peso da tornozeleira é de moedas em inox ou granalha.
O fechamento dessas caneleiras é feito com velcro ou com uma fita regulável que permite que ela fique fixa na perna durante a execução dos exercícios físicos. É uma ferramenta ideal para quem quer fortalecer os músculos da perna, principalmente.
A variação de exercícios é bem diversificada, existem combinações que incluem abdução e adução, fortalecimento de glúteos, exercícios de quatro apoios e exercícios no banco em decúbito dorsal, lateral, etc.
Vantagens e desvantagens de uma tornozeleira para treino
A tornozeleira para treino é um acessório fácil de ser usado e transportado, além de ser excelente para a prática da atividade física, trabalhando diversos músculos e áreas do corpo ao mesmo tempo.
Graças a sua variação de peso, as tornozeleiras podem ser usadas tanto pelo praticante avançado, como para aqueles que estão iniciando seus treinamentos.
Dependendo do material que é confeccionado, a tornozeleira pode ser usada dentro da piscina, nas aulas de hidroginástica, por exemplo. Por causar maior resistência nos músculos esse equipamento promove o fortalecimento das pernas.
Além dos exercícios tradicionais, elas também são utilizadas em exercícios de reabilitação, em pessoas que por algum motivo possuam limitação de movimentos. As tornozeleiras também podem ser utilizadas nos braços de maneira improvisada para quem quer fortalece-los.
Quando a tornozeleira tem um peso fixo, ela acaba não sendo muito vantajosa, pois a carga fica pré-determinada, não dando chances de a pessoa alterar esse peso. Ou seja, quando aquele peso fica ultrapassado para ela, infelizmente não existe a possibilidade de alterá-lo.
Outra desvantagem é que esse acessório permite apenas o treinamento de um músculo por vez.
3 critérios para seguir e comprar a melhor tornozeleira para treino
1 – Preste atenção no peso que a tornozeleira tem
Um profissional de Educação Física pode te orientar adequadamente em relação ao peso adequado da sua tornozeleira para treino, pois ele varia de acordo com o nível que o seu treinamento se encontra. Ou seja, para quem já treina, uma tornozeleira muito leve não faz a menor diferença. Já quem está começando a treinar, uma muito pesada pode provocar lesões e assim por diante.
2 – Escolha o tipo de fechamento
É muito comum encontrarmos o fechamento das tornozeleiras em velcro ou fita. Essa escolha vai depender muito do seu gosto e estilo. Alguns preferem o sistema de velcro, pois acham mais rápido para colocar e tirar. Porém a desvantagem do velcro é que ele pode danificar com o tempo.
Algumas pessoas preferem que o fechamento seja feito com fitas, pois possibilita que a tornozeleira fique bem justa e firme na pele, esses modelos inclusive são os mais encontrados nas aulas de hidroginástica.
3 – Local que você utilizará essa tornozeleira
Esse critério tem a ver com o tipo de ambiente que você vai utilizar a sua tornozeleira para treino, pois alguns materiais suportam a umidade, já outros se adaptam melhor aos ambientes mais secos.
Geralmente, as caneleiras para ambientes molhados como as de hidroginástica, não são as mais recomendadas para os ambientes secos e vice-versa.
Isso quer dizer que as tornozeleiras produzidas em EVA são próprias para água, pois esse material é de secagem mais rápida.
Os modelos mais comuns encontrados são fabricados em lona e nylon, isso significa que são mais difíceis de secar, caso sejam molhados, gerando incômodo em quem estiver usando esse acessório. Portanto, fique atento a esses detalhes e escolha o modelo que mais se adeque ao seu estilo de treinamento.
Conheça esses modelos e escolha a tornozeleira para treino melhor para você
1 – Tornozeleira para treino da marca KL Master Fitness
Quem busca por uma ótima tornozeleira para treino, essa da marca Master Fitness é uma excelente opção. Encontra-se disponível com cargas de 2, 3 e 4 kg.
A confecção dessas tornozeleiras é em nylon do tipo reforçado e ainda contam com um fechamento em velcro. O material não absorve o calor e a limpeza e higiene são fáceis de serem feitas.
É o acessório ideal para exercícios de coxas, pernas, abdômen, panturrilhas, glúteos e braços, pois promove o fortalecimento muscular dessas regiões.
2 – Tornozeleira para treino da marca Muvin
Os objetivos principais dessa tornozeleira é o fortalecimento muscular, aumentando a resistência dos membros superiores e inferiores. Por ser confeccionada em EVA, é a tornozeleira para treino indicada para as práticas que envolvam água.
O peso desse produto varia entre 1 a 2 kg, é bem leve, lavável e flexível, ou seja, muito fácil de ser transportado inclusive.
É um acessório que pode ser usado por quem já é praticante ou que ainda é iniciante nesse tipo de prática.
3 – Tornozeleira para treino de hidroginástica da marca Floty
Essa tornozeleira para treino da marca Floty é a mais indicada para quem precisa fazer exercícios de reabilitação muscular para os membros inferiores em ambientes aquáticos.
Suas medidas são bem confortáveis, pois possui 15 centímetros de altura e 20 centímetros de comprimento com uma pesagem de 3 kg aproximadamente. O sistema de fechamento é por velcro e a carga é feita por meio de moedas de inox.
4 – Tornozeleira para treino da marca Natural Fitness
Essa tornozeleira da Natural Fitness geralmente faz parte de kits de treinamento que contém um colchonete e halteres. Esse kit possibilita que o indivíduo consiga executar exercícios diferentes de fortalecimento.
O peso desse modelo de tornozeleira para treino é de 2 kg aproximadamente e são confeccionadas em nylon com uma costura mais reforçada e com um fechamento em velcro. É ideal para diferentes tipos de treinamentos.
Comentar