Eletrônicos Melhores Produtos

Echo Dot é um smart speaker com Alexa: saiba mais

Echo Dot

Os assistentes pessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em vários lugares, e um desses assistentes é o chamado Echo Dot. Ele é um aparelho da Amazon e consegue controlar diversos dispositivos.

Se você quer saber mais sobre o Echo Dot e descobrir suas características e vantagens, neste artigo vai poder tirar suas dúvidas sobre um dos assistentes pessoais mais conhecidos do público cativo.

O que é o Echo Dot?

O Echo Dot é um assistente pessoal, o que significa que é um equipamento com a capacidade de controlar vários dispositivos inteligentes que você tenha em casa. Para que isso seja possível, a Amazon desenvolveu o dispositivo com integração da Alexa.

A Alexa é uma assistente virtual, parecida com a Siri ou a Cortana que são assistentes de outras fabricantes. Com a Alexa, o Echo Dot consegue responder a comandos de voz, fazendo com que o uso do aparelho seja extremamente prático.

Além disso, esse dispositivo consegue entender vários tipos de comandos, pois é programado para entender o contexto do que você está pedindo. Um exemplo disso é que se pode pedir uma pizza através do Echo Dot, pois ele irá entender o que você está dizendo e acessar o aplicativo para pedir a comida.

Dessa forma, o Echo Dot é um equipamento tecnológico que serve para que você controle os dispositivos inteligentes que possui em um ambiente, como celulares, iluminação e demais dispositivos conectados à rede.

Ele utiliza tecnologia que funciona com conexão à internet, de modo que não são necessários diversos requisitos para que o equipamento funcione no local desejado, basta ter uma boa internet e os dispositivos inteligentes serem compatível com o Echo Dot. Assim, você vai poder dar comandos de voz e realizar as tarefas que necessita.

Echo Dot e suas características

O aparelho possui diferentes gerações, sendo que cada uma delas possui um design um pouco diferente, com peculiaridades e melhorias.

No entanto, em geral, o Echo Dot é um dispositivo que conta com design minimalista e tamanho pequeno, pois é feito para que não chame tanto atenção no ambiente. Além disso, tem aparência sofisticada, de modo que combina com todos os tipos de decorações.

Ademais, o peso do dispositivo gira em torno de 160 gramas e tem aproximadamente 84mm de altura. As cores também variam de acordo com o modelo e a disponibilidade do local que comercializa.

O Echo Dot vem com alguns botões na parte superior, onde você pode controlar volume e desligar o microfone.

Além disso, ao redor do dispositivo você encontra uma faixa de luz de LED. Ela é responsável por demonstrar quando a Alexa entendeu o comando realizado. Assim, se o comando foi efetivo a luz se liga demonstrando.

Recursos oferecidos pelo Echo Dot

Os recursos que o Echo Dot oferece são muitos, entre eles um dos principais é o controle dos dispositivos da casa, como:

  • Luzes;
  • Persianas;
  • Temperatura;
  • Celulares.

Você pode fazer com que o Echo Dot reproduza músicas de diversos softwares como Pandora, Spotify e Deezer, além de ser possível chamar um Uber e até mesmo reproduzir vídeos em um smart TV.

Dessa forma, você pode notar que as funções são bem amplas e abarcam muitas coisas dentro de casa. Assim, é um dispositivo que se torna cada vez mais útil conforme você vai acrescentando mais dispositivos inteligentes ao ambiente.

E tudo isso pode ser feito apenas com o comando de voz que a assistente virtual reconhece. Sendo que os sons captados pelo Echo Dot podem ser reconhecidos dentro de um raio de 360 graus, o que amplia bastante a utilização do aparelho, pois não é preciso estar lado a lado para solicitar uma tarefa.

Echo Dot

Vantagens de utilizar o Echo Dot

As vantagens são inúmeras, pois a quantidade de funções que o Echo Dot oferece é enorme.

Porém, uma das principais vantagens de utilizar o dispositivo é não precisar ir até os dispositivos eletrônicos e realizar comandos manuais como, por exemplo, no caso de você desejar chamar um Uber. Para isso, não precisa pegar o telefone, desbloquear, entrar no app e solicitar o carro.

Basta falar para o Echo Dot que a Alexa realiza a solicitação para você. E o mesmo acontece com qualquer outro pedido.

Assim, o uso oferece muita praticidade e comodidade, porque você não precisa parar o que está fazendo e se dirigir até determinado local. Com isso, se estiver trabalhando ou tendo um momento de descanso, basta falar com a Alexa para que o Echo Dot realize sua vontade.

Já pensou estar sentado no sofá assistindo seu programado favorito, comendo uma refeição pedida através do dispositivo, e não ter que se levantar para procurar o controle do ar condicionado? Pois é, essa comodidade você pode ter com o dispositivo da Amazon, pois com um comando de voz você ajusta a temperatura do ambiente.

Outra vantagem é que como há mais de uma versão do dispositivo, há possibilidade de escolha conforme as necessidades e conforme o preço. O que permite que você encontre o aparelho ideal para você.

Considerações finais

Dentro de tudo que foi mencionado até aqui, é possível confirmar que o Echo Dot é um assistente pessoal bastante completo e que consegue oferecer diversas funcionalidades para tornar seu dia a dia muito mais produtivo e facilitado.

Ademais, o uso pode acontecer em outros locais, como no trabalho, por exemplo. Se você trabalha em um escritório onde tenha uma sala privada, é uma boa dica instalar um Echo Dot para responder suas necessidades sem que você precisa pausar o trabalho.

Assim, pode pedir seu almoço, café, ajustar temperatura e luminosidade e até mesmo conferir a agenda de compromissos, tudo isso a partir de simples comandos de voz.

Dessa forma, esse dispositivo criado pela Amazon é uma grande ferramenta de apoio em diversas situações, tendo um ótimo custo benefício independentemente da geração escolhida.

Por isso, se você está pensando em adquirir um Echo Dot, leve em consideração todas as características tratadas aqui para que consiga escolher o melhor assistente pessoal para tornar seus dias mais práticos.

Comentar