As cadeirinhas de bebês para carro são uma exigência do Projeto de Lei nº3.267/2019, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro. Assim sendo, a lei está devidamente tipificada como Resolução nº277, que determina, por exemplo, que os pais só poderão transportar os seus bebês, com até 1 ano de idade, nos chamados “bebês-conforto”.
Em contrapartida, a legislação agora também permite variações de assentos, como as “cadeirinhas” e os “assentos de elevação”; porém somente para crianças com até 7 anos de idade.
E só para ilustrar, as especificações seguem como no modelo abaixo, devidamente regulamentado pelo CONTRAM – Conselho Nacional de Trânsito:
- Os pais devem transportar crianças com até 1 ano de idade em “bebês-conforto” cuidadosamente adaptados de costas para o banco da frente do carro;
- Da mesma forma, crianças de 1 a 4 anos, só que em “cadeirinhas” instaladas de frente para o motorista;
- As que tiverem entre 4 e 7 anos (ou menos de 1,45m de altura) só poderão viajar em carros nos “assentos de elevação”. Além disso, eles deverão possuir cintos de segurança e posicionarem-se de frente para o motorista;
- No caso de crianças entre 7 anos e meio e 10 anos (ou menos de 1,45m de altura) você deverá transportá-las no banco de trás. Do mesmo modo, não poderá esquecer do cinto de segurança triplo;
- A partir de 10 anos de idade, você poderá transportá-las no banco de trás ou da frente – e também com cinto de segurança triplo;
- E a não observância dessas regras constitui-se como infração gravíssima. Em outras palavras, o infrator será penalizado com multa de até R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
Resumo do Post
- 1 Como escolher as cadeirinhas de bebês para carro?
- 1.1 1. O tipo de cadeira dependerá da idade da criança
- 1.2 2. O peso conta muito na hora de escolher as cadeirinhas de bebês para carro
- 1.3 3. A importância da certificação do equipamento
- 1.4 4. Não utilize cadeirinhas de bebês para carro usadas ou danificadas
- 1.5 5. Observe os diferenciais do equipamento
Como escolher as cadeirinhas de bebês para carro?
1. O tipo de cadeira dependerá da idade da criança
A nova legislação em vigor exige atenção e cuidado redobrados na hora de transportar bebês em áreas urbanas ou autoestradas. Portanto, o assento ideal deverá atender às exigências de peso e altura para crianças com idades entre 0 e 10 anos.
Isso significa dizer que os veículos precisam ser adaptados para diversas situações diferentes. Logo, a cadeirinha ideal é aquela que corresponde à idade especificada na lei. Ou seja:
- “Bebês-conforto”, para crianças com até 1 ano;
- “Cadeirinhas”, para crianças entre 1 e 4 anos;
- “Assentos de elevação”, para crianças entre 4 e 7 anos e meio.
Ademais, as que possuem entre 7 e 10 anos também devem utilizar os “assentos de elevação” caso possuam uma altura menor que 1,45m. Além disso, a lei dispensa da obrigatoriedade de assentos especiais para as que possuem mais de dez anos de idade – exigindo, no entanto, o uso do cinto de segurança.
2. O peso conta muito na hora de escolher as cadeirinhas de bebês para carro
Isso é uma surpresa para os mais desavisados. Afinal, o tamanho e o peso da criança também deverão ser respeitados quando o assunto é a segurança das cadeirinhas de bebês para automóveis.
Logo, o recomendado é atentar para as seguintes exigências dessa nova lei do Código Nacional de Trânsito (CONTRAM):
Crianças pertencentes ao grupo de massa 0: são crianças do seu nascimento até o peso de 10kg
- Meninos: até 1 ano e 1 mês ou 0,77 centímetros de altura.
- Meninas: até 1 ano e 5 meses de idade ou 0,70 centímetros;
Grupo de massa 0+ : do seu nascimento até 13kg
- Meninas: até 2 anos e 7 meses ou 0,91 centímetros de altura;
- Meninos: até 2 anos e 4 meses ou 0,91 centímetros de altura.
Crianças do grupo de massa 1: de 9 a 18kg
- Meninas: até os 4 anos e 11 meses ou 1,09m;
- Meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 metros de altura.
Grupo de massa 2: crianças de 15 a 25kg
- Meninas: até os 8 anos e 1 mês de idade ou 1,27 metros de altura;
- Meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 metros de altura.
Grupo de massa 3: de 22 a 36kg
- Meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 metros de altura;
- Meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 metros de altura.
3. A importância da certificação do equipamento
O uso de uma cadeirinha de bebê para carro não certificada, e sem os requisitos de segurança exigidos por lei, irá aumentar sobremaneira os riscos de um fim trágico durante um acidente automobilístico.
Assim sendo, tenha sempre o cuidado de verificar se o equipamento respeita padrões de segurança, como o ECER44/04 e o NBR14.400, da Europa e do Brasil, respectivamente. A princípio, eles são os padrões internacionais de segurança, o que significa que todos os itens e recursos foram devidamente observados durante a fabricação.
Com efeito, as cadeirinhas são submetidas a “crash-tests” (testes de batida), ensaios de freadas bruscas e a toda sorte de choques e impactos. Dessa forma, é possível garantir que os impactos não as façam ceder, deslocarem-se ou desprenderem-se dos bancos traseiros onde são adaptadas.
4. Não utilize cadeirinhas de bebês para carro usadas ou danificadas
É desnecessário explicar as razões pelas quais uma cadeirinha de bebê para automóveis precisa ser nova e com todas as certificações necessárias para a garantia da segurança dos pequenos.
Em síntese, uma cadeirinha usada (que já foi submetida a choques e impactos) não apresenta mais a integridade das suas peças; ademais, as estruturas plásticas já foram danificadas e comprometidas; e o pior é que dificilmente você poderá observar isso sem o olhar de um profissional.
Portanto, fica a dica: jamais, e em hipótese alguma, opte por uma economia que, ao final, revelar-se-á uma escolha totalmente equivocada.
5. Observe os diferenciais do equipamento
Aqui estamos falando de detalhes como: ombreiras, protetor entre as pernas, mecanismo de ajuste da altura do cinto e almofadas para a redução do assento e da região das costas.
Igualmente, observe a presença de mecanismos suficientes para a reclinação da cadeirinha, encostos de cabeça (ajustáveis à altura da criança), travesseiros, entre outras necessidades básicas de segurança.
Dessa forma, você, além de prevenir acidentes, irá também garantir conforto e bem-estar para os bebês durante toda a viagem. Afinal, não é demais lembrar que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Especialmente quando se trata de equipamentos de segurança, como a cadeirinhas de bebês para carro, para o enfrentamento desse quase sempre desafiador universo das estradas urbanas e autoestradas do Brasil e do mundo.
Comentar