Infantil

Tipos de móbile: saiba tudo aqui e escolha seus favoritos

Tipos de móbile

Quando você vai decorar o quarto do bebê e pensar em todas as coisas que ele necessita, logo pensa nos tipos de móbile que existem. E esse objeto não serve apenas para entreter os bebês, pois são fundamentais para o desenvolvimento inicial da criança.

Sendo assim, escolher a melhor opção entre os tipos de móbile é uma tarefa que precisa de cuidado e atenção. Veja agora mesmo quais escolher e as principais características desse objeto.

Função do móbile

Como dito acima, a função do móbile não é apenas distrair o bebê e fazer com que ele tenha um brinquedo logo nos primeiros meses de vida.

O móbile vai muito além disso, pois é uma forma de estimular o desenvolvimento da criança, fazendo com que ela tenha um estímulo externo e responda conforme for se desenvolvendo.

Além disso, o móbile faz com que o bebê se mexa, estique os braços e as pernas e interaja com o brinquedo.

Ademais, os diferentes tipos de móbile ajudam no desenvolvimento da:

  • Visão;
  • controle motor;
  • Audição.

Além dessas questões, o móbile também auxilia na noção de espaço do bebê, pois consegue ver o objeto sempre no mesmo lugar, dando a ideai de que precisa se esticar para conseguir alcançar.

Dentro de todas essas funções que esse brinquedo possui, escolher entre os tipos de móbile é uma tarefa que precisa ser bem pensada. Isso porque, cada tipo pode oferecer maior incentivo a determinadas áreas como, por exemplo, os que emitem som e os que não emitem.

Assim, veja logo mais os principais tipos e como fazer a escolha pelo melhor móbile para seu bebê ou até mesmo para dar de presente a alguém.

Tipos de móbile

Existem vários tipos de móbile, pois o mercado é vasto. Você vai poder encontrar de todos os tamanhos, cores, preços e funcionalidades. Assim, preste atenção nas principais características para poder fazer a melhor escolha.

Móbile topo de berço

Um dos principais tipos de móbile de topo de berço, pois fica preso na parte lateral do berço do bebê e posicionado na parte do topo. Porém, existem tipos para diferentes idades, como os móbiles próprios para crianças até 6 meses de idade e outros tipos para crianças a partir de 6 meses de idade.

Essa diferença é importante que seja observada, pois o fabricante adverte para objetos pequenos demais ou que podem causar qualquer tipo de dano. E essa advertência é sempre em relação à idade da criança.

O móbile de topo do berço é muito indicado para crianças recém-nascidas que passam a maior parte do tempo deitadas. Assim, esse tipo de móbile permite que a criança visualize o objeto sem fazer grande esforço, pois ele vai ficar bem próximo e na parte de cima do campo de visão.

No caso de ser um móbile para menores de 6 meses, preste atenção para que o objeto fique em uma altura segura. Isso é importante para que o bebê não puxe o brinquedo e acabe caindo sobre ele.

Móbile lateral

Outra opção entre os tipos de móbile é o lateral, que fica preso nas paredes laterais do berço da criança e é indicado para crianças a partir de 6 anos.

Esse tipo é desenvolvido para proporcionar um pouco mais de atrações ao bebê, que já consegue reagir a mais estímulos. Assim, ele vai poder ter contato direto com o móbile.

Mas para isso é preciso escolher um objeto seguro e que não partes soltas. Isso porque, como o bebê já consegue ficar sentado, vai conseguir ir até o brinquedo e mexer, estimulando os braços e a coordenação.

Tipos de móbile

Tipos de móbiles versáteis

Existem tipos de móbile que podem ser montados de diferentes maneiras, tanto na lateral quanto no topo. Essa opção pode ser o ideal para que o bebê consiga aproveitar o brinquedo por muito mais tempo sem necessidade de trocar.

Nesse caso, você vai poder escolher modelos que ofereçam bases que podem ser tiradas e até mesmo levadas nos passeios com o carrinho do bebê.

Quais tipos de móbile escolher?

Em geral, uma das questões importante é focar na idade do bebê. Os bebês mais novos respondem muito bem ao estímulo sonoro que alguns tipos de móbile possuem. Assim, escolha um mobile musical para bebês mais novos.

Nesse caso, opte por objetos que não sejam com peças duras e que podem machucar o bebê. Em regra, os fabricantes cuidam esse tipo de coisa e informam na embalagem, mas é sempre bom estar atento.

Outra questão importante para escolher é a praticidade. Existem modelos que são automáticos e que você não precisa ir até ele para iniciar a música ou o movimento. Esses podem ser utilizados por diferentes idades, pois possuem vários estímulos.

Em geral, funcionam à pilha e podem durar em média de 10 a 40 minutos. O que é um tempo ótimo para o entretenimento do bebê.

Considerações finais

Dessa forma, você pode ver que existem vários tipos de móbile, desde os mais simples até os mais elaborados. E é um objeto que os bebês gostam muito, independentemente do tipo.

Claro que, dependendo da idade, alguns irão chamar mais atenção do que outros, o que você precisa levar em consideração na hora de escolher.

Além disso, o mais importante é pensar na segurança do bebê. Por isso, apesar de escolher entre modelos com som, sem som, macios, rígidos ou automáticos, busque sempre modelos que sejam projetados com segurança.

Uma boa dica é encontrar marcas que sejam confiáveis e que você possa ter maior tranquilidade na compra. Pois, produtos feitos para crianças pequenos precisam de fabricação cuidadosa e dentro das normas de segurança.

Dessa forma, tendo todos os cuidados e pensando nas questões que trouxemos até aqui, você vai poder escolher a melhor opção entre os tipos de móbile. Lembrando que a escolha é muito pessoal e cada possui suas próprias peculiaridades.

Assim, se um dos tipos de móbile que você escolheu não está surtindo efeito com seu bebê, talvez seja apenas o modelo errado. Vale tentar mais uma vez e encontrar um modelo diferente para divertir e auxiliar no desenvolvimento do bebê.

Comentar