Que brinquedos infantis são uma ótima oportunidade para crianças aprenderem, já sabemos. Mas, e quanto aos bebês? Desde cedo os pequenos podem e devem ser incentivados a descobrir o mundo, seja através dos clássicos brinquedos de “encaixe” até mesmo atividades mais elaboradas. Os brinquedos educativos para bebês podem ser grandes aliados nessa fase: objetos que divertem e ensinam são uma ótima pedida. Preparamos 5 dicas para ajudar você na escolha do presente ideal para os pequenos. Confira!
Resumo do Post
1. Livros interativos
As crianças podem ser incentivadas a embarcar no universo da leitura desde os primeiros meses de vida. Cores e texturas são ótimas aliadas nesse momento. Todos esses elementos, mesmo que de forma sutil, desenvolvem os sentidos e aguçam a curiosidade dos bebês. Veja alguns exemplos:
Aqui, vale destacar os livrinhos de material maleável para os bebês mais novinhos (3 – 6 meses), como os livros de tecido e borracha. Esses objetos permitem que o próprio bebê manuseie o material, ao passo que desbrava as páginas e percorre o conteúdo por conta própria. Também incluímos outro tipo de brinquedo, com estímulos diversos para bebês de outras faixas etárias (de 6 meses a 3 aninhos, como é o caso dos livros musicais).
Além da aproximação com a leitura, esses brinquedos educativos possibilitam uma troca muito interessante entre o adulto e o bebê. Contar uma história, permitir que a criança toque o livro e veja as cores, sons e demais elementos sensoriais é o pontapé inicial para que o bebê cresça familiarizado com essas narrativas. Também é uma ótima atividade para fortalecer os laços e mais que isso, desenvolver a imaginação e criatividade do bebê.
2. Blocos e brinquedos de monta-desmonta
Um clássico, os brinquedos educativos com “bloquinhos” e encaixes são uma aposta certeira para os pequenos. São diversas opções, de diferentes faixas de preço, formas e tamanhos. Montar, desmontar e encaixar trabalha a coordenação motora do bebê, além de introduzi-lo às formas e cores. A lógica também é trabalhada, visto que o pequeno precisará exercitar sua memória e criatividade para montar cada objeto (principalmente em brinquedos com blocos).
Esses brinquedos também são acompanhados de elementos lúdicos, números e cores muito chamativas. As formas para encaixe e os blocos possibilitam um aprendizado muito significativo para o bebê, estimulando todos os sentidos.
Por essas e outras, esse tipo de brinquedo educativo é um dos mais procurados para bebês. Sem dúvida, não poderia deixar de estar aqui!
3. Tapetes educativos
Trata-se de uma das alternativas mais versáteis e práticas. A maioria é dobrável – ou seja, seu transporte é facilitado quando comparado aos outros brinquedos educativos para bebês dessa lista – abrindo um leque de possibilidades para as brincadeiras. Além da proteção, que evita o contato direto do bebê no chão, os tapetes trabalham o tato e a percepção visual. Os modelos apresentados possuem cores vibrantes e permite grande interatividade.
Os tapetes educativos podem ser de uso externo ou interno, e podem ser utilizados em conjunto com outros brinquedos. Diversão, aprendizado e praticidade garantidos!
4. Brinquedos sonoros
Os sons são uma forma de estímulo muito importante para os bebês. Móbiles sonoros, até mesmo os clássicos acima do berço, distraem e evitam estresse. Chocalhos, objetos e brinquedos musicais (violão e pianinho, por exemplo) introduzem o bebê no mundo da música. Já brinquedos que simulam objetos e situações reais (carrinhos, naves, fogãozinho, bonecos e bonecas) trabalham a percepção de mundo do bebê, fazendo com que ele tenha um primeiro contato externo e possa associar esses primeiros ruídos e barulhos aos objetos e à situações reais.
Apesar da grande variedade, separamos três dicas de brinquedos sonoros que com certeza vão chamar a atenção dos pequenos!
5. Mesa de atividades
Esse brinquedo educativo muitas vezes é um “mix” de todas as outras brincadeiras. Além de apresentar características dos brinquedos já mostrados acima, as mesas de atividades proporcionam um espaço único para as crianças, um lugar para chamar de “seu”. Dessa maneira, a brincadeira abre portas para um futuro senso de organização e de pertencimento.
As cores e os elementos em único local também permite o desenvolvimento de habilidades visuais, além das atividades que estimulam a coordenação motora. Existe uma grande variedade de brinquedos desse tipo no mercado, mas a grande maioria permite a prática da solução de problemas e, mais ainda, o desenvolvimento da concentração e coordenação.
BÔNUS: Dedoches
Além de todas as 5 dicas, os dedoches são uma alternativa super criativa e de baixo custo para os pequenos! Assim como os livrinhos interativos, esses brinquedos conseguem desenvolver a imaginação do bebê e permitem uma aproximação do adulto com a criança.
Dedoches coloridos chamam muita atenção e incrementam as histórias, dando vida e permitindo uma interação ainda maior. Eles podem ser usados como um teatro e utilizados em diferentes fases do desenvolvimento infantil: no futuro, os dedoches podem facilmente serem manipulados pelas crianças, tornando a brincadeira ainda mais interativa.
Vale ressaltar a praticidade desses brinquedos: apresentamos aqui os já prontos para comprar, mas também é possível confeccioná-los em casa ou incrementá-los com outros objetos. Use a imaginação e mãos na massa!
Dicas de segurança
Independente da escolha, é muito importante estar atento à segurança dos bebês. São diversos pontos que precisam levados em conta, afim de evitar acidentes. Aqui vão algumas dicas:
Veja também – Presentes para recém-nascidos
1. Em primeiro lugar, atente-se à embalagem do produto. Ela contém informações importantes, tais como: faixa etária, tamanho das peças, avisos e alertas. Procure brinquedos que possuem certificação do INMETRO.
2. Cuidado com brinquedos que possuem peças pequenas e jamais dê um brinquedo pequeno para um bebê! Nessa fase, os pequenos costumam levar todos os objetos à boca. O risco de ingestão é alto, além do perigo do engasgue.
3. Cuidado com os chocalhos que contem bolinhas coloridas dentro! Afinal, o bebê pode engolir algumas delas caso saia por rachadura ou quebras;
4. Não deixe o bebê sozinho! Acompanhe de perto todas as atividades. Fique atento ao local da brincadeira escolhida.
Gostou das dicas? Com certeza os brinquedos educativos para bebês são essenciais para um crescimento saudável e um futuro brilhante! Sem dúvida, cada escolha nesse momento faz diferença.
Comentar