Utilidades Domésticas Guia de Compras Melhores Produtos

Qual é a melhor panela para cooktop? Veja os modelos ideais!

Qual é a melhor panela para cooktop? Veja os modelos ideais!

Com o avanço tecnológico e o surgimento de diversos tipos de fogões, um dos modelos queridinhos que caiu no gosto dos apaixonados por cozinha foi o famoso cooktop. E, dentro desse modelo, várias outras versões, seja a gás, elétrica ou os sofisticados fogões por indução.

Mas, além de acertar na escolha do melhor modelo desse tipo de fogão para você, qual é a melhor panela para cooktop para usar? Se você sempre teve essa dúvida e comprou um cooktop para você, a seguir, nós vamos listar quais são os melhores tipos de panela para cozinhar no seu caso, independente se o seu fogão é na versão elétrica, a gás ou por indução. Confira:

1 – Melhor panela para cooktop a gás

Qual é a melhor panela para cooktop? Veja os modelos ideais!

Para quem comprou um fogão cooktop a gás, deve ficar atento aos tipos de panelas para usar neste tipo de aparelho. Neste caso, a dica é prestar atenção aos modelos de utensílios que possuem fundo plano e, ainda, ao tamanho delas em relação ao tamanho dos queimadores do seu cooktop.

Esse cuidado garantirá mais segurança no preparo das suas refeições, bem como reduzir consideravelmente o consumo de gás. Por isso, procure no manual de instruções do seu fogão quais são as medidas de cada queimador. Alguns manuais ainda sugerem o tamanho das panelas que devem ser utilizadas em cada um deles.

Já em relação aos tipos de panelas para cooktop a gás, a boa notícia é que essa versão desse modelo de fogão aceita utensílios dos mais diferentes materiais, seja de ferro, cerâmica, alumínio, aço inox e até de vidro. Mas aqui vai uma dica: caso você queira utilizar panelas de vidro, o ideal é evitar aquelas feitas em material refratário, pois não são tão resistentes à altas temperaturas.

Veja também:

2 – Melhor panela para cooktop elétrico

Qual é a melhor panela para cooktop? Veja os modelos ideais!

As melhores panelas para cooktop elétrico são aquelas de fundo plano, bem reforçado, e que, preferencialmente, sejam feitas de materiais como aço inox ou ferro. Também é ideal que utensílios fabricados com materiais menos resistentes, tais como cerâmica, vidro ou cobre, sejam evitados nesta versão do fogão cooktop.

Em relação ao tamanho das panelas que você pode usar neste tipo de fogão, a dica aqui é apostar em panelas em que a base cubra completamente o queimador do cooktop. Desta forma, a chama de cada queimador irá direto para os alimentos, no fundo da panela.

Se for o caso, você pode fazer um teste de imã: aproxime-o da sua panela. Se ele grudar, você pode utilizá-la tranquilamente no preparo das suas refeições.

Veja também:

3 – Melhor panela para cooktop por indução

Qual é a melhor panela para cooktop? Veja os modelos ideais!

Diferente dos dois modelos de cooktops anteriores, na hora de escolher a melhor panela para o seu fogão, a dica é comprar modelos próprios para cooktops por indução. Isso porque este aparelho funciona a partir de indução magnética.

Mais uma vez, vale a fazer o teste do imã antes para saber se as panelas que você vai comprar podem ser utilizadas neste tipo de fogão. Coloque um imã na base da panela. Se ele grudar, pode usar o utensílio sem nenhum problema.

Na dúvida, opte por levar para casa sempre modelos de panelas magnéticas, que podem ser fabricadas a partir dos mais diferentes materiais, seja ferro fundido (como é o caso das famosas e luxuosas panelas Le Creuset e Staub), de fundo triplo ou mesmo de aço inox.

Evite panelas feitas de vidro, alumínio ou cerâmica, já que, como não são magnéticas, não funcionarão neste tipo de fogão. É importante destacar também que o diâmetro desses utensílios próprios para cooktop por indução devem ter diâmetro proporcional ao queimador do cooktop.

Além disso, o fundo deles deve ser totalmente plano. Para fazer um teste e saber se realmente o fundo das suas panelas magnéticas estão retas, basta girar uma régua bem devagar sobre o fundo e verificar se não há variações na superfície.

Caso você vá utilizar panelas de pressão para acelerar o cozimento de algum alimento, também será necessário ficar alerta para o material desse utensílio. Mesmo que seja uma panela para finalidade diferente, é bom lembrar que qualquer tipo de utensílio que você for usar no seu cooktop por indução precisa ser fabricado com material magnético.

E, mais uma vez, a dica é sempre ler o manual de instruções do seu fogão. Aproveite para saber se ele pode ou não receber uma panela de pressão.

Veja também:

Gostou de saber qual a melhor panela para cooktop? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Comentar