Lojas

Mercado Livre é um site seguro? É confiável?

Mercado Livre é um site seguro? É confiável?
Escrito por yasmin

Existe quem diga que o Mercado Livre é a Amazon do Brasil, mas será que isso tem alguma lógica? A verdade é que o site é um dos mais utilizados para compra online no país, mas ainda existe quem possui a dúvida: será que o Mercado Livre é um site seguro? Mas pode ficar tranquilo, porque você vai descobrir isso agora. 

Mercado Livre é um site seguro?

Vamos direto ao ponto e responder a sua pergunta. Sim, o Mercado Livre é um site seguro e, inclusive um dos mais utilizados do país. A verdade é que ainda existem muitas pessoas com dúvida sobre comprar online, ou mesmo aquelas que compraram e não tiveram boas experiências.

O site possui um sistema de reputação para descobrir quem são os vendedores mais confiáveis, além de possuir um sistema de reembolso em caso de fraudes, danos ao produto e muito mais.

É completamente seguro, então caso esteja em dúvida sobre comprar algum produto que gostou por lá, pode se tranquilizar. Basta uma leve pesquisa para encontrar preços excelentes, produtos importados e muito mais.

A qualidade dos produtos é boa?

Esse é um fator relativo, pois o site permite que qualquer pessoa venda, então isso vai depender de quem você comprou. Vendedores mais com reputação melhor são mais confiáveis, assim como é possível conferir os comentários para descobrir em que está se metendo.

Não apenas pessoas vendem por lá, mas grandes lojas criam um perfil e vendem produtos lá normalmente. Com uma breve pesquisa você encontra varejistas como as Casas Bahia e outros sites de venda como a própria Amazon! O que já deixa bem claro qual é a reputação do site, não é mesmo?

Se você adquiriu um produto de qualidade ruim, existem uma série de fatores para levar em consideração, mas sempre existe a possibilidade de solicitar o reembolso e o próprio Mercado Livre cuida disso para você, então não se preocupe em correr e ligar para bancos, cancelar cartões ou coisas do tipo.

O ML (Mercado Livre) pode ser um ótimo site para comprar presentes. Confira abaixo as nossas sugestões:

A devolução demora?

Caso ocorra algum problema, vai ser preciso confirmar com ambas as partes, mas dependendo do meio em que pagou a devolução é imediata. Com exceção dos cartões de crédito que levam entre 2 até 9 dias úteis, qualquer outro meio de pagamento é instantâneo.

É um grande diferencial, visto que existem sites que podem demorar entre 30 e até 45 dias para realizar o estorno. Portanto não se preocupe com esses prazos.

Com certeza deverá haver provas e os dois lados precisam expor os fatos antes da devolução, pois existe a possibilidade de golpistas agirem de má fé, então o site precisa se prevenir e se preparar.

Mercado Livre é um site seguro? É confiável?

Posso devolver qualquer coisa?

Não, pois alguns produtos como animais, comidas para bebê, roupas íntimas, imóveis, remédios e serviços (entre muitos outros) não podem ser devolvidos (por motivos óbvios). Isso não significa que em caso de erros e fraudes o seu dinheiro não será devolvido, mas a devolução por simplesmente não gostar estará fora de questão.

É importante saber disso e ler as regras do site para não se surpreender. Comprar uma comida, provar e não gostar e querer simplesmente devolver está fora de cogitação, não é mesmo? Mas é claro que se a comida estiver deterioradas de alguma forma ou vencida, você com certeza conseguirá seu reembolso.

Compradores também são avaliados?

Com certeza, pois os  vendedores pagam taxas e quando compras não são finalizadas, eles podem acabar prejudicados. Saber se um comprador é positivo e não é briguento também pode preparar melhor os vendedores para lidarem com qualquer tipo de situação.

Compras bem sucedidas sempre melhoram a reputação do comprador, de modo que o vendedor avalia o comprador e comprador avalia o vendedor. Tudo de maneira bem transparente.

O site favorece bastante possibilidade de contato e um design bem clean, para que não existam dúvidas com relação aos produtos oferecidos e sobre quem está comprando.

Dicas para não sofrer nenhum tipo de imprevisto

Por mais que o site seja seguro, receber produtos errados, trocados, vencidos, fraudes, golpes e etc, é algo bem ruim para qualquer um e muitas vezes o constrangimento não passa tão fácil, mesmo que haja um reembolso. Portanto confira algumas dicas para não passar por isso:

  • Procure vendedores confiáveis e bem avaliados, pois as chances de algo dar errado são muito baixas
  • Se esse não for o caso do vendedor, não compre produtos complexos de se lidar como um piano ou um carro
  • Não compre produtos com entrega combinada de vendedores duvidosos
  • Evite produtos digitais de vendedores duvidosos (jogos de videogame, filmes, cursos, etc)
  • Não faça, em hipótese alguma, compras por fora do site, pois o Mercado Livre não se responsabilizará
  • Existem sites falsos com o design do Mercado Livre, então sempre confira se está no site verdadeiro se clicou em algum anúncio nas redes sociais
  • Caso seja vendedor, cuidado com as compras falsas, pois houve uma época em que isso ocorreu bastante
  • Se notar que algum comprador está te prejudicando, notifique o site, pois você também obtém reembolsos
  • Não envie o produto antes de confirmar o pagamento do cliente e sempre faça tudo por dentro do site. É melhor pagar taxas, do que sofrer algum tipo de fraude

O site possui alguma conexão com o Amazon?

Muitas pessoas confundem e acham que sim, mas na verdade são empresas bem diferentes, embora se conectaram. É possível encontrar vendedores da Amazon e um perfil oficial no Mercado Livre, assim como muitas pessoas vendem em ambos os sites.

Saiba tudo sobre a Amazon Aqui.

Considerações finais

Basicamente o Mercado Livre é um site seguro, mas isso não significa que esteja invulnerável à fraudes e golpes, mas o cliente ou o vendedor não saem perdendo. O site se compromete à reembolsar em diversas situações, mas é preciso conhecê-las para não achar que poderá devolver qualquer produto sempre que quiser. Tomar precauções nunca é demais.

Confira também:

Comentar