Você está pensando em trocar a sua panela “velha” por uma panela “gourmet”? As chamadas panelas de luxo, como são conhecidos os artigos da famosa marca francesa Le Creuset, viraram tendência das cozinhas brasileiras, por sua qualidade e durabilidade, além de cores e design sofisticado.
Mas, será que, de fato, as panelas Le Creuset valem a pena?Ou serão apenas meros objetos que ficaram na moda do que realmente necessários? Que esses utensílios são bons, não há o que discutir.
Além de sua beleza e qualidade, eles são conhecidos por não soltarem substâncias nocivas à saúde, sendo considerados alternativas mais saudáveis em relação às panelas convencionais, já que não contaminam os alimentos durante o preparo.
Outra característica que chama bastante atenção dos apaixonados por culinária é o seu aspecto “robusto”, que garante o aquecimento homogêneo por toda a panela, além de ajudar a manter a temperatura por mais tempo. No entanto, a pergunta que fica é: vale a pena trocar a sua panela normal pelas caríssimas panelas Le Creuset?
A seguir, nós vamos te mostrar mais detalhes e características dos utensílios dessa renomada marca para, então, responder à essa pergunta. Vamos lá?
Veja também:
- Quais as melhores marcas de panela do mercado? Veja aqui!
- Panelas Staub valem a pena? Descubra antes de comprar!
- Qual é o melhor jogo de panelas Tramontina? Saiba aqui!
Resumo do Post
Le Creuset: 94 anos de história
A Le Creuset foi fundada na França, em 1925. Isto é, já são 95 anos de história e tradição no mercado de utensílios domésticos.
Desde a sua criação, a francesa investiu bastante na fabricação de seus produtos para cozinha, o que explica os altos padrões de qualidade e durabilidade que lhe renderam muito sucesso e fama, no Brasil e no mundo todo.
Atualmente, a empresa, fundada pelos belgas Octave Aubecq e Armand Desaegher, é considerada uma das mais renomadas por fabricar as melhores panelas do planeta, tidas, inclusive, como artigos de luxo.
Inicialmente, os criadores dos utensílios Le Creuset investiram nas famosas panelas estilo caçarola. A primeira delas foi lançada no mesmo ano de criação da empresa, na cor laranja, que, aliás, é um dos destaques da marca até hoje.
Porém, recentemente, já fabrica outros modelos, tais como frigideiras, travessas, grelhas, entre outros, que também são favoritos entre os apaixonados por culinária.
Como era de se esperar, ao longo dos anos, a Le Creuset foi crescendo e incorporando novas tecnologias ao processo de fabricação das suas panelas. No entanto, o que é interessante é que, assim como no início da empresa, parte da produção ainda é feita de maneira manual, sendo este o diferencial na qualidade final de seus produtos.
De acordo com o site oficial da empresa, durante a fabricação, as panelas Le Creuset passa por mais de 30 artesãos diferentes. São estes profissionais que garantem a qualidade dos utensílios da marca em todas as etapas de produção.
Veja também:
- Qual é a melhor panela de titânio para sua cozinha?
- Tamanhos de panela de pressão: qual é o ideal para você?
- Open House: os 20 melhores presentes para casa nova
7 vantagens das panelas Le Creuset
Você está em dúvida se realmente as panelas Le Creuset valem a pena? A seguir, nós vamos listar algumas das principais vantagens que fazem esses utensílios serem considerados os melhores do mundo. Confira:
Beleza
Pode parecer um motivo fútil, mas bem óbvio. Inclusive, muitas pessoas escolhem as panelas Le Creuset por sua beleza, graças ao seu incrível design e cores vibrantes. Além da utilização no preparo dos alimentos, elas podem ser usadas como peças na decoração da sua cozinha.
Qualidade
Não é novidade para ninguém que as panelas Le Creuset possuem excelente qualidade. Por serem feitas de ferro esmaltado, elas podem não só ajudar a aquecer os alimentos de forma homogênea, mantendo a sua temperatura mesmo após o preparo, como também ser mais resistente e, portanto, mais durável.
Sendo assim, ao comprar uma panela desta marca, você pode tê-la na sua cozinha por vários anos. Além disso, o esmalte que reveste o interior das panelas não descasca, o que mantém a qualidade dos utensílios por muito mais tempo.
Peso
Apesar de o peso ser um empecilho para muitas pessoas na hora de comprar uma panela (se este for o seu caso, o ideal é não comprar dessa marca para você), há também vantagens em comprar itens mais pesados, como é o caso das panelas Le Creuset.
Uma delas é que elas costumam ficar paradas enquanto você mexe a comida, o que facilita muito o manuseio. Quando estão tampadas, esse peso costuma aumentar, o que funciona quase como uma “pressão”, que faz as coisas cozinharem mais rápido. Ou seja, outro ponto positivo para quem tem pouco tempo na rotina para ficar na cozinha.
Versatilidade
As panelas Le Creuset também são bastante versáteis. Elas podem ir tanto ao forno quanto ao fogão. Há, inclusive, a possibilidade de preparar receitas que começam no fogão e vão ao forno, ótima ideia para selar uma carne antes de assar, por exemplo.
Antiaderência
Apesar de não ser considerada oficialmente com a função antiaderente, as panelas Le Creuset não deixam que os alimentos grudem no fundo na hora do preparo, além de serem muito fáceis de lavar. Portanto, as panelas dessa marca francesa podem ser excelentes substitutas dos utensílios com revestimos teflon, que são antiaderentes propriamente ditas, mas fazem mal à saúde, por soltarem toxinas nos alimentos.
E, diferente das famosas panelas de ferro fundido, como é o caso da marca Staub, elas não precisam de manutenção e tampouco de serem curtidas. O esmalte faz esse papel para você.
Distribuição de calor
Já notou que a maioria das panelas fica quente no centro, onde está em contato direto com a chama? Por isso, esses utensílios geralmente não cozinham os alimentos de maneira uniforme e, inclusive, podem queimar as refeições ainda cruas.
Por isso, as panelas Le Creuset podem ajudar neste sentido, já que o ferro é o melhor condutor na distribuição de calor. Além de as panelas ficarem bem quentes, o calor também se torna homogêneo.
Apesar de demorar para esquentar, também demora para esfriar, uma vez que são bem grossas. Outro ponto positivo neste sentido é que as panelas Le Creuset cozinham os alimentos mais rápido se comparadas as panelas tradicionais.
Garantia vitalícia
Mesmo sendo bastante caras, as panelas Le Creuset possuem garantia de durabilidade e qualidade vitalícia. Nada menos que o esperado pelo preço que se paga para ter esses utensílios de luxo na cozinha, concorda? Isso quer dizer que você pode usá-las para sempre e, ainda, repassá-las para futuras gerações.
Veja também:
- Quais as melhores panelas de cerâmica?
- Quais as melhores panelas de vidro? Leia antes de comprar!
- Quais as melhores frigideiras antiaderentes? Veja antes de comprar a sua!
Panelas Le Creuset valem a pena, então?
Sim! As panelas Le Creuset valem a pena de verdade, como você viu nas vantagens que listamos anteriormente. No entanto, não são uma necessidade real, se você não trabalha com culinária. Para quem quer comprar esses utensílios somente para cozinhar em casa, a escolha estará relacionada com luxo do que com necessidade.
Isso porque eles são vendidos aqui no Brasil a preços exorbitantes e, portanto, são considerados melhores opções para chefs de cozinha e outros profissionais que trabalham com gastronomia, que podem agradar mais os seus clientes com pratos bem preparados e, apesar do valor mais alto que pagarem, ter retorno nos lucros de seus estabelecimentos.
Em todo o caso, a dica aqui é comprar as panelas Le Creuset no exterior, pois o preço pode sair bem mais em conta, dependendo da cor e tamanho.
Gostou de saber se as panelas Le Creuset valem a pena? Compartilhe esse artigo com quem adoraria saber mais sobre esse assunto!
Até a próxima!
Comentar